Associação Uruguaia de Futebol suspensa provisoriamente pela CONMEBOL

Medida não põe em causa participação da selecção no Mundial do Brasil.

Foto
Uruguai vai jogar com a Inglaterra, a Itália e a Costa Rica no Mundial Rodrigo Arangua/AFP

A confederação sul-americana de futebol (CONMEBOL) suspendeu, provisoriamente, alguns dos direitos da Associação Uruguaia (AUF), actualmente em crise interna, anunciou nesta quinta-feira aquele organismo uruguaio.

A crise iniciou-se com a decisão do presidente uruguaio, José Mujica, de retirar o policiamento dos estádios, depois da constante violência no interior dos mesmos.

Como consequência desta medida, o presidente da AUF, Sebastián Bauzá, decidiu demitir-se e o principal candidato a ocupar o lugar, Óscar Curuchet, abandonou a candidatura devido a supostas pressões dos dois principais clubes do país, o Nacional e o Peñarol.

Além da notícia da suspensão, a AUF anunciou igualmente que Wilmer Valdez vai ser o novo presidente do organismo.

Entre os direitos a que a AUF se vê privada, por imposição da CONMEBOL, estão as de participar e votar nos congressos do organismo e de propor candidatos para a direcção e para os órgãos disciplinares.

No entanto, esta medida não coloca em causa a participação da selecção uruguaia no Mundial 2014, no Brasil, na qual integra o grupo D, juntamente com a Inglaterra, a Itália e a Costa Rica.

Sugerir correcção
Comentar