As (difíceis) contas de Portugal no Mundial 2014

Só uma improvável conjugação de resultados permitirá a Portugal passar aos oitavos-de-final.

Foto
Siphiwe Sibeko/Reuters

A selecção portuguesa ainda pode, matematicamente, qualificar-se para os oitavos-de-final do Mundial 2014, mas as contas são realmente complicadas, até porque a equipa de Paulo não depende de si própria em nenhuma circunstância.

Na quinta-feira (17h), Portugal (que tem um ponto) defronta o Gana (um ponto) em Brasília e à mesma hora, em Recife, defrontam-se Alemanha (quatro pontos) e Estados Unidos (quatro pontos) – um empate chega para alemães e americanos seguirem em frente.

Quanto ao jogo com o Gana, qualquer resultado que não seja a vitória portuguesa significa imediatamente a eliminação. Mas mesmo batendo a equipa africana, Portugal precisa também que não haja um empate no EUA-Alemanha.

E mesmo que estes resultados se verifiquem, a selecção nacional precisa ainda de marcar muitos golos e esperar que o derrotado no outro jogo também sofra.

O cenário mais realista (ou menos impossível) é esperar um triunfo da Alemanha sobre os Estados Unidos. Como Portugal tem uma diferença de golos negativa (-4) e os EUA positiva (+1), combinando os dois resulados a equipa nacional precisa de anular cinco golos. Ou seja, por exemplo, se vencer o Gana por 3-0, precisa que a Alemanha ganhe por 2-0 aos americanos. Nesse caso, os alemães ficarão com sete pontos; e Portugal e EUA com quatro (com os portugueses a seguirem em frente, por terem mais golos marcados). Curiosamente, se Portugal vencer o Gana por 2-0 e os americanos perderem por 3-0, será preciso recorrer a um sorteio, porque as duas equipas ficarão empatadas em todos os aspectos.

Como o primeiro critério de desempate a seguir aos pontos é a diferença entre golos marcados e sofridos em todos os jogos do grupo, uma vitória dos EUA sobre a Alemanha também não significa a eliminação imediata de Portugal, mas nesse caso a equipa de Paulo tem ainda uma desvantagem maior na contabilidade de golos.

A Alemanha tem quatro golos positivos e Portugal quatro negativos. Ou seja, mesmo que vença o Gana e os alemães percam frente aos EUA, a qualificação portuguesa só aconteceria se recuperasse oito ou nove golos para os germânicos. Por exemplo, a equipa de Paulo Bento precisava de ganhar ao Gana por 5-0 e esperar que a formação de Joachim Löw perdesse por 4-0.

Em resumo

Portugal apura-se no caso de….
vencer o Gana, a Alemanha derrotar os Estados Unidos e no conjunto dos dois jogos recuperar cinco golos de diferença para os americanos. Por exemplo, Portugal ganhar 3-0 e a Alemanha vencer por 2-0

Portugal apura-se no caso de….
vencer o Gana, os Estados Unidos derrotarem a Alemanha e no conjunto dos dois jogos recuperar oito ou nove golos de diferença para os alemães. Por exemplo, Portugal ganhar 5-0 e os EUA vencerem por 4-0.

Portugal é imediatamente eliminado se…
Não ganhar ao Gana

Portugal é imediatamente eliminado se…
EUA e Alemanha empatarem


Critérios de desempate (regulamento da FIFA)
a) maior número de pontos em todos os jogos do grupo
b) diferença entre golos marcados e sofridos em todos os jogos do grupo
c) maior número de golos em todos os jogos do grupo

Se duas ou mais equipas estiverem empatadas nos três critérios anteriores, os critérios desempate seguintes são:
d) maior número de pontos obtidos nos jogos entre as equipas que estão empatadas
e) diferença de golos nos jogos entre as equipas que estão empatadas
f) maior número de golos marcados nos jogos entre as equipas que estão empatadas
g) sorteio

Sugerir correcção
Comentar