Arouca muito perto da permanência com triunfo em Guimarães

Vitória chegou ao empate aos 84' de grande penalidade, mas um novo penálti em cima da hora garantiu a vitória aos visitantes.

Foto
Pedro Emanuel com vida difícil em Coimbra DR

Já lá vão nove, nove jornadas consecutivas sem vitórias para o V. Guimarães. Nesta quinta-feira, no arranque da 28.ª jornada do campeonato, os minhotos ainda recuperaram de uma desvantagem de dois golos frente ao Arouca, mas não conseguiram evitar aquela que foi a 15.ª derrota na prova (2-3).

O Arouca, clube que nesta temporada se estreia no principal escalão, foi o mais recente carrasco de um V. Guimarães que está a fazer um último terço de campeonato para esquecer. Com uma entrada forte no D. Afonso Henriques, os visitantes chegaram cedo à vantagem: aos 7', Tinoco desmarcou Serginho com um grande passe e o extremo inaugurou o marcador.

O Vitória reagiu prontamente. Crivellaro, Tiago Rodrigues e Barrientos ainda assustaram o guarda-redes Cássio, mas um minuto depois de uma defesa apertada do brasileiro foi mesmo o Arouca a chegar ao 2-0, aos 33'. Roberto, num lance individual de grande classe, passou por Leonel Olímpio e Paulo Oliveira antes de fazer um chapéu a Douglas.

Novo soco no estômago para os minhotos que, ainda assim, souberam responder. Luís Rocha cruzou da esquerda, aos 38', Cássio calculou mal o tempo de saída e Maazou, de cabeça, reduziu para o Vitória. Renascia a esperança de um resultado positivo, algo que os adeptos minhotos não presenciam desde o dia 16 de Fevereiro (triunfo por 1-0 sobre o Rio Ave).

A avaliar pela produção da primeira parte, o V. Guimarães parecia capaz de discutir o resultado. Mas o Arouca voltou do intervalo mais compacto a defender e a fechar os espaços ao adversário, que raramente conseguiu chegar à grande área. Rui Vitória lançou Fernando Russi no ataque, prescindindo de Tiago Rodrigues a meio-campo, mas o problema continuava a ser a ligação entre sectores.

Num cruzamento para a área, porém, os vitorianos beneficiariam de uma grande penalidade. O árbitro entendeu (mal) que Nuno Coelho derrubou Russi e André André encarregou-se de igualar o marcador, aos 84'.

E quando parecia que o jogo estava fechado, um livre directo para o Arouca encontrou o braço de Barrientos no caminho. Nova grande penalidade, novo golo, agora da autoria de David Simão. O sofrimento dos vimaranenses continuava, a confiança dos arouquenses crescia. Com 28 pontos somados, a permanência na I Liga está mais perto do que nunca.


Sugerir correcção
Comentar