Aronian e Carlsen repartem comando na Sinquefield Cup

Fabiano Caruana, ainda detentor do troféu, ocupa uma modesta sétima posição.

Foto
Levon Aronian lidera magistral de Wijk aan Zee DR

Concluída a primeira parte da terceira edição da Sinquefield Cup, que se realiza na cidade de St. Louis, EUA, Levon Aronian e Magnus Carlsen são os líderes da prova, somando 3,5 pontos nas cinco rondas já disputadas.

Para o arménio, é um regresso aos bons resultados, depois de um ano medíocre em que da segunda posição do ranking mundial se viu relegado para fora do top 10. Aronian conseguiu duas excelentes vitórias perante os norte-americanos Wesley So e Fabiano Caruana, tendo empatado confortavelmente os outros três duelos.

Já o campeão mundial, depois do mau início, com a derrota sofrida frente ao búlgaro Veselin Topalov, recuperou bem, alcançando três triunfos, perante o francês Lagrave, So e Caruana, ainda que a sorte o tenha bafejado neste último confronto quando, no último lance do controlo, Caruana cometeu um erro clamoroso.

Quem tem vindo a perder fulgor é Topalov, que depois das duas vitórias iniciais empatou os dois encontros seguintes para acabar por cair na quinta ronda, naquela que foi a primeira vitória do ainda detentor do troféu, Fabiano Caruana. O búlgaro partilha agora a terceira posição com Giri, que, a par de Aronian, é o único dos dez participantes que ainda não inclinou o rei mas que, até agora, também só obteve uma vitória, sobre o russo Alexander Grischuk.

O terceiro homem da casa, Hikaru Nakamura, segue na quinta posição com 50% dos pontos possíveis, tal como Lagrave, ambos com uma vitória e uma derrota. Caruana e Grischuk encontram-se na sétima posição com 2 pontos, e dificilmente o ex-italiano conseguirá defender o título, a menos que, a exemplo do ano passado, quando venceu sete partidas consecutivas, consiga superiorizar-se nas quatro partidas que ainda restam.

Muito mal está o vice-campeão mundial, o indiano Viswanathan Anand, que, com Wesley So, ocupa a última posição, com apenas três empates.  

Sugerir correcção
Comentar