O ciclista norte-americano Lance Armstrong deverá admitir que se dopou numa entrevista que vai conceder a Oprah Winfrey, avança neste sábado a agência noticiosa Reuters.
A entrevista, que poderá ser vista em Portugal, em directo, no canal TLC, na madrugada de quinta para sexta-feira, a partir das 02:00 (ou às 17h30, legendada em português), será a primeira do corredor desde que lhe foram retiradas as sete camisolas amarelas, símbolos de outros tantos triunfos na Volta à França.
Actualmente com 41 anos, Armstrong não deverá dar muitos detalhes em relação a casos concretos, refere a Reuters citando o jornal norte-americano USA Today que, por usa vez, cita uma fonte não identificada conhecedora do processo.
A gravação da entrevista está agendada para segunda-feira em Austin, Texas, a cidade onde Armstrong vive.
Caso se concretize, a admissão do recurso a substâncias dopantes por parte de Armstrong significaria um autêntico volte-face, já que o ciclista norte-americano negou sempre, veementemente, o recurso ao doping e nunca acusou positivo nos diversos testes que realizou.
O ponto de viragem para Armstrong ocorreu em Outubro, quando um relatório da entidade norte-americana antidoping, USADA, envolveu o ciclista no que caracterizou como o mais sofisticado e bem sucedido programa de doping no desporto alguma vez visto. Seguiu-se a perda das sete vitórias no Tour e a suspensão vitalícia do ciclismo.
O jornal New York Times avançou a semana passada que Armstrong estava a ponderar admitir o recurso ao doping desde que isso servisse para que ele fosse autorizado a competir em eventos desportivos que aderiram ao Código Antidoping Mundial.

Comentar