Árbitros da segunda divisão italiana vão usar cartão verde

Inovação servirá para premiar fair-play.

Foto
Árbitros da segunda divisão italiana vão usar cartão verde Foto: Fernando Veludo/nFactos

Os árbitros da segunda divisão italiana de futebol, a iniciar no fim-de-semana, vão estrear o uso do cartão verde para recompensar os jogadores com atitudes exemplares de fair-play.

“O cartão verde é uma recompensa para todos os atletas que se evidenciem por atitudes de fair-play, tanto em benefício do jogo, como do desporto em geral”, explicou o presidente da Serie B, Andrea Abodi, durante a apresentação do campeonato.

Esta iniciativa já foi testada nos escalões de formação em Itália. No entanto, o cartão verde vai estrear-se profissionalmente no Cesena-Brescia, no sábado.

Caso um jogador interrompa uma acção ofensiva para auxiliar um adversário lesionado ou reconheça perante um árbitro ter cometido uma falta pode ser admoestado com um cartão verde.

No final da temporada, o jogador com mais cartões verdes acumulados será premiado, embora a recompensa não esteja ainda definida.

Michel Platini, presidente da UEFA e candidato à liderança da FIFA, defendeu também a introdução do cartão branco, cujo objectivo seria a expulsão temporária de um jogador, ao invés do cartão vermelho, em que o jogador é excluído do jogo.

Sugerir correcção
Comentar