Árbitro assistente agredido mortalmente por jogadores na Holanda

Richard Nieuwenhuizen desfaleceu em campo depois de ter sido esmurrado e pontapeado por jovens futebolistas do Nieuw Sloten. Já no hospital, não resistiu aos ferimentos.

Foto
Os dados pessoais dos árbitros das competições profissionais foram divulgados na Internet Foto: Fernando Veludo (Arquivo)

Um árbitro assistente de um jogo dos escalões jovens, disputado no domingo na Holanda, morreu esta segunda-feira, na sequência de ferimentos provocados pelas agressões de que foi alvo por parte dos jogadores.

"Está num estado de morte clínica", confirmou à agência AFP Bernhard Jens, porta-voz da polícia holandesa, sem avançar com mais informações.

Tudo aconteceu durante uma partida de futebol juvenil, entre o SC Buitenboys  e o Nieuw Sloten, equipa de Amesterdão. Logo após o apito final do encontro, Richard Nieuwenhuizen, ,,, árbitro de 41 anos, foi abordado e agredido por elementos da equipa visitante. 

De acordo com a descrição feita pela AFP, já no chão, o fiscal de linha terá sido esmurrado e pontapeado na cabeça, isto já depois de ter sido várias vezes insultado durante o encontro.

Três jogadores do Nieuw Sloten, com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos, foram identificados pela polícia já na noite de domingo e expulsos do clube, que, de acordo com a agência ANP, decidiu entretanto retirar-se das competições.

A ministra do Desporto da Holanda, Edith Schippers, mesmo antes de ser conhecida a morte de Nieuwenhuizen, revelou-se chocada com um acontecimento que considerou "absolutamente horrível".  

A governante prometeu, a propósito, que a "federação holandesa e a Justiça reagirão de maneira muito dura a este tipo de comportamento". A federação, de resto, já condenou a situação.
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar