Após oito vitórias, Sá Pinto perdeu o “jogo do título”

O treinador português do Estrela Vermelha foi derrotado no derby de Belgrado e o Partizan é praticamente campeão.

Final da sequência de vitórias de Sá Pinto pelo Estrela Vermelha Francisco Leong/AFP

Ponto final no trajecto de sonho de Sá Pinto na Sérvia. A 19 de Março, quando o treinador português chegou a Belgrado, o Estrela Vermelha estava a 11 pontos de distância do rival Partizan, mas oito vitórias consecutivas permitiram ao ex-técnico do Sporting chegar à antepenúltima jornada do campeonato sérvio a apenas dois pontos do primeiro lugar. No entanto, no escaldante derby de Belgrado, Sá Pinto foi derrotado, com um golo no minuto 90, e o Partizan tem praticamente garantida a conquista do sexto título consecutivo.

Quando Sá Pinto foi apresentado, a dez jornadas do final do campeonato sérvio, poucos acreditariam que o técnico conseguisse incomodar o grande rival, comodamente instalado na liderança. No entanto, após uma recuperação fantástica, o Estrela Vermelha recuperou nove pontos e chegou ao derby de Belgrado a depender apenas de si para quebrar a hegemonia do Partizan. No entanto, Sá Pinto acabou derrotado quando menos podia.

Com o Estádio FK Partizan a arrebentar pelas costuras e um ambiente escaldante, foi o Estrela Vermelha quem entrou melhor. Motivados pelas oito vitórias consecutivas, os jogadores da equipa de Sá Pinto assumiram o controlo e, aos 17’, um remate de Kasalica, a 30 metros da baliza, bateu com estrondo na barra. O guarda-redes Stojkovic, outro ex-sportinguista, limitou-se a olhar para a bola. O Estrela Vermelha tinha mais posse de bola e jogava quase sempre no meio-campo do adversário, mas aos poucos o Partizan começou a libertar-se da pressão e apareceu no jogo um ponta-de-lança com um potencial tremendo. Aleksandar Mitrovic, de apenas 18 anos, foi sempre um problema para a defesa do Estrela Vermelha e esteve perto do golo aos 22’ e 45’.

Na segunda parte, com o passar dos minutos, a equipa de Sá Pinto perdeu protagonismo, apesar de o empate ser um resultado que interessava ao Partizan, e Mitrovic continuou a dar nas vistas: aos 56’ e 61’, com dois golpes de cabeça, o internacional sub-21 sérvio esteve quase a marcar. O Estrela Vermelha reagia de forma tímida e o empate parecia uma certeza, mas no minuto 90 o campeonato ficou (praticamente) decidido: na cobrança de um livre, Jojic rematou à barra, mas no ressalto a bola tabelou no guarda-redes Bajkovic e entrou na baliza. Era o fim da sequência de vitórias e da esperança de ser campeão para Sá Pinto. Na próxima jornada, a penúltima, o Partizan defronta o último e precisa de um ponto para fazer a festa.

Com praticamente tudo decido nos campeonatos europeus, destaque para os finalistas da Liga dos Campeões, que tiveram sortes diferentes. Na última jornada da Bundesliga, o Bayern foi ao terreno do Borussia Mönchengladbach e venceu por 4-3. Em Dortmund, o Borussia, já a pensar na final do próximo sábado, perdeu frente ao Hoffenheim, por 2-1, que assim evitou já a despromoção e vai disputar um play-off com o Kaiserslautern.

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues