Aos 32 anos, o canoísta espanhol mais medalhado terminou a carreira

David Cal argumenta que lhe falta motivação para continuar a competir e tentar uma sexta medalha olímpica.

Foto
Miguel Riopa/AFP

O canoísta David Cal, atleta espanhol com melhor palmarés olímpico na modalidade, anunciou nesta sexta-feira o fim da carreira, alegando "falta de motivação".

O galego de 32 anos campeão olímpico em Atenas 2004 (C1 1.000) e com mais quatro medalhas de prata entre Atenas, Pequim2008 e Londres2012, assumiu ter perdido a "motivação e a vontade" para tentar a sexta medalha, no Rio2016. "Não estava confortável, não tinha vontade, não estava motivado. Por isso tomei esta decisão", assumiu David Cal.

A um ano dos Jogos, aquele é um dos muitos campeões olímpicos que compete com barcos da construtora portuguesa Nelo, pediu perdão por não completar este ciclo e disse que não há recuo, porque se trata de um problema mental e não físico. "Não me apetece continuar a remar. Começar com outro treinador é começar do zero e não tenho vontade de continuar. Neste momento, não me vejo a treinar aqui. Se a cabeça não funciona, o corpo não funciona", reforçou.

David Cal lamentou o facto de um jornal ter antecipado o seu anúncio de fim de carreira, pois assumiu, em lágrimas, que era junto dos que sempre estiveram sempre consigo que queria revelar a decisão. "Queria ter falado primeiro com toda a gente e anunciá-lo em conferência de imprensa, mas isto soube-se e tem sido caótico", afirmou.

Sugerir correcção
Comentar