António Salvador suspenso dois meses

Presidente do Sporting de Braga punido por críticas ao árbitro Duarte Gomes.

Foto
Dirigente bracarense castigado Manuel Roberto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou punir o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, com “pena de dois meses de suspensão e multa de 2040 euros”. Em causa estão as declarações do dirigente sobre o árbitro Duarte Gomes, após o encontro entre os minhotos e o Vitória de Setúbal, da 15.ª jornada da I Liga, que a equipa orientada por José Peseiro venceu por 4-1.

“Em dez anos nunca saí deste estádio tão indignado após uma vitória expressiva como esta. Foi uma arbitragem vergonhosa, tendenciosa mesmo, [Duarte Gomes] andou durante todo o jogo a tentar arranjar forma de expulsar jogadores do Sp. Braga e depois expulsou o Paulo Vinícius num lance em que ele não fez nada para isso. Se é falta, é cartão amarelo. É uma expulsão vergonhosa. Só no tempo do Calabote é que se usavam arbitragens destas, no futebol actual, no futebol moderno e credível, não pode haver”, disse na altura António Salvador.

O processo disciplinar instaurado pelo Conselho de Disciplina da FPF considerou que foram infringidos os artigos 112.º e 136.º do regulamento disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que dizem respeito à “lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros”.

Sporting multado em mais de 14 mil euros
Da reunião do Conselho de Disciplina da FPF resultou ainda uma multa de 14.472 euros para o Sporting. Os “leões” foram castigados pelo comportamento incorrecto do público na recepção ao Moreirense, pelo arremesso de objectos por parte dos adeptos e ainda pela utilização da “aparelhagem sonora do recinto desportivo para fins de incitamento da sua equipa ou outras finalidades não informativas”.

Já o Benfica foi multado em 7650 euros, por comportamento incorrecto do público, após o encontro com o Olhanense. Vários adeptos “encarnados” invadiram o relvado no final da partida, juntando-se aos jogadores. Pela mesma razão, o Sporting de Braga – que jogou com o FC Porto – terá de pagar 6204 euros.

Sugerir correcção
Comentar