Antigo presidente da Comnebol investigado por corrupção

Foto
Blatter com Leoz numa cerimónia da FIFA REUTERS/Marcos Brindicci

O paraguaio Nicolas Leoz, que presidiu à confederação sul-americana de futebol (Comnebol) entre 1986 e 2013, está a ser visado pela investigação das autoridades suíças no âmbito do escândalo de corrupção na FIFA.

De acordo com o jornal suíço Tages Anzeiger, Leoz, de 86 anos e que fez parte do comité executivo da FIFA durante 15, está a ser investigado, juntamente com o antigo secretário-geral da Comnebol Eduardo Deluca, depois de o banco Picket ter identificado movimentos suspeitos nas suas contas bancárias.

Milhões de francos suíços terão sido transferidos para as contas pela FIFA e por uma agência de publicidade japonesa, tendo o dinheiro sido posteriormente transferido para o Paraguai, refere a mesma fonte, acrescentando que as suspeitas recaem também em contas no Credit Suisse.

A FIFA foi atingida no final de Maio por um escândalo de corrupção que levou Joseph Blatter a apresentar a demissão.

O escândalo rebentou quando, a 27 de Maio, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

A acusação surgiu depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA, num hotel de Zurique. Dois dias depois, apesar do escândalo, Joseph Blatter, de 79 anos, foi reeleito para um quinto mandato à frente do organismo, mas acabou por se demitir.

Sugerir correcção
Comentar