O Sporting aplicou nesta sexta-feira a primeira derrota ao Benfica, no Grupo A da fase final do campeonato de andebol, ao vencer por 28-25, em jogo da quinta jornada, onde Frankis Marzo foi a figura ao apontar oito golos.
O FC Porto, segundo com 42 pontos, poderá ser o grande beneficiado com este resultado, caso vença o Sporting da Horta, a 21 de Abril, uma vez que alcançará o Benfica na tabela classificativa.
As "águias" entraram para o encontro com a liderança nas mãos, com 44 pontos, tendo vencido todos os jogos desta fase, ao passo que os "leões", terceiros, ocupam o terceiro lugar, com 37, somando três triunfos e uma derrota (FC Porto).
Apesar desta diferença pontual, foi o Sporting que entrou melhor no encontro e, aos cinco minutos, vencia por 3-2, altura em que o Benfica tomou conta aparente do jogo e dava sinais de que poderia se distanciar no marcador. Mas este fulgor apenas durou 13 minutos.
Foi Rui Silva, com um golo de primeira linha, a recolocar os "leões" na frente (10-9), condição que não mais largaram até ao intervalo. Nem o facto de terem ficado reduzidos a seis elementos durante dois minutos, fruto da exclusão de Frankis Marzo, deixou os comandados de Frederico Santos fragilizados, já que nesse período o Benfica não conseguiu marcar qualquer golo.
Com o 14-13 registado ao intervalo, os "encarnados" procuraram assumir as despesas do jogo no segundo tempo e chegaram a voltar a adiantar-se no marcador, após o "bis" de Nuno Grilo, aos 34 minutos.
O melhor Sporting do jogo apareceu a partir daí. Frankis Marzo catapultou os "leões" para uma ponta final magistral, chegando mesmo a ter sete golos de vantagem, aos 47 minutos, altura em que o marcador registava 23-16.
A perder por números tão expressivos, o treinador Jorge Rito procurou "travar" o descalabro com um desconto de tempo, para reorganizar a equipa, estratégia que rendeu frutos quase de imediato, já que, aos 55 minutos, apenas três golos separavam "leões" e "águias" (24-21).
Este emendar de mão acabou por ser demasiado tardio, já que o Sporting soube manter esta vantagem até ao final do encontro.
Ficha de jogo
Jogo no pavilhão do Multiusos de Odivelas, em Odivelas.
Sob a arbitragem da dupla Carlos Barros e José Félix, as equipas alinharam e marcaram com os seguintes jogadores:
Sporting Hugo Figueira, Pedro Portela (3), Frankis Marzo (8), Rui Silva (5), Pedro Solha (4), João Antunes e Fábio Magalhães (6).
Jogaram ainda Bruno Moreira (1), Ricardo Dias (1), João Pinto e Nuno Silva.
Treinador: Frederico Santos.
Benfica Vicente Álamo, David Tavares (4), João Pais (1), Cláudio Pedroso (4), Carlos Carneiro (4), Davor Cutura (2) e José Costa (1).
Jogaram ainda Ricardo Candeias, João Lopes, Tiago Pereira (3), Nuno Grilo (4), Inácio Carmo (2) e Álvaro Rodrigues.
Treinador: Jorge Rito.
Marcha do marcador: 3-2 (05 minutos), 5-5 (10), 7-8 (15), 10-9 (20), 13-11 (25), 14-13 (intervalo), 15-15 (35), 18-15 (40), 20-16 (45), 24-18 (50), 24-21 (55) e 28-25 (resultado final).

Comentários