Ana Dulce Félix nona na maratona de Boston

A atleta portuguesa passou em primeiro aos 30 e 35kms, mas não aguentou o ritmo e acabou no nono lugar.

Foto
Vitórias africanas na maratona de Boston Dominick Reuter/Reuters

A portuguesa Ana Dulce Félix esteve perto de inscrever o nome na história da maratona mais antiga do mundo. Em Boston, numa das provas mais importantes da temporada, a atleta portuguesa começou bem e andou sempre perto da frente da corrida.

A meio da maratona, Ana Dulce Félix era terceira na corrida, a 32 segundos da líder. Mas a atleta portuguesa foi melhorando e, à passagem dos 25 quilómetros, seguia na segunda posição, a apenas seis segundos da primeira.

Ana Dulce Félix conseguiu mesmo passar em primeiro aos 30 e 35 quilómetros, com uma vantagem superior a um minuto em relação às perseguidoras.

No entanto, a atleta portuguesa foi alcançada e ultrapassada. Na chegada à meta, Ana Dulce Félix foi nona classificada (2h30m05s), a 3m40s da vencedora, Rita Jeptoo. A atleta queniana, que já tinha vencido a prova em 2006, foi a mais rápida, com um tempo de 2h26m25s.

O segundo lugar foi para a etíope Meseret Hailu, que cortou a meta 33 segundos depois de Jeptoo. Já a queniana Sharon Cherop, vencedora da edição passada, terminou no terceiro lugar do pódio, a 36 segundos da compatriota.

Na prova masculina, a vitória coube ao etíope Lelisa Desisa, que concluiu a maratona em 2h10m22s. O queniano Micah Kogo foi segundo, a cinco segundos do vencedor, e o etíope Gebregziabher Gebremariam completou o pódio, com mais seis segundos que Desisa.
 
 

Sugerir correcção
Comentar