Ana Cabecinha foi a figura maior nos Nacionais de pista coberta

Tsanko Arnaudov, um jovem português de ascendência búlgara, superou Marco Fortes no peso e sagrou-se campeão nacional por 15cm.

Foto
Os Nacionais de pista coberta decorreram em pombal JONATHAN NACKSTRAND/AFP

A marchadora Ana Cabecinha foi a figura de destaque dos Campeonato de Portugal de pista coberta que, neste fim de semana, decorreram em Pombal, na pista aí instalada e que serviu para os Mundiais de Lisboa em 2001.

Infelizmente, as provas de marcha já não fazem parte dos programas oficiais dos maiores campeonatos indoor desde há anos a esta parte e, assim, a grande forma da alentejana não terá repercussão nos próximos Europeus de Praga, do início de Março. É que, após já ter feito a melhor marca mundial do ano para a distância de 20km, Cabecinha bateu, sábado, o recorde nacional dos 3000m, com 12m,17,93s, retirando mais de três segundos ao anterior máximo, por ela própria estabelecido há dois anos com 12m21,56s. A maior rival de Ana Cabecinha para esta prova, que era Vera Santos, acabaria por desistir.

Quem parece definitivamente recuperado é Nelson Évora. Já detentor de mínimos para os Europeus no triplo salto, o campeã olímpico de 2008 ganhou o salto em comprimento na primeira jornada, com 7,81m, marca que também seria mínimo para Praga se ele estivesse disposto a competir nesta disciplina. O registo deu-lhe uma vitória por dois centímetros sobre o seu colega do Benfica, Marcos Chuva. Neste domingo, Nelson Évora venceu também no triplo salto, mas ficou ainda longe dos prováveis e desejados 17 metros, com 16,63m.

Ainda no primeiro dia de provas, Rúben Miranda, atrás de Edi Maia (5,50m), voltou a bater o recorde nacional de esperanças (atletas sub-23 anos) no salto com vara, transpondo 5,45m.

Mínimos para Praga confirmou Patrícia Mamona, no triplo feminino, com a melhor marca do ano colocada a 13,95m, e no terceiro lugar Susana Costa também assegurou o passaporte para a República Checa, com 13,73m.

No salto com vara feminino, Maria Leonor Tavares, que já tinha saltado antes 4,31m em França, onde reside, veio de novo a Portugal para conseguir outra marca que dará presença nos Europeus, ao transpor 4,35m.

A grande surpresa dos campeonatos viria na prova masculina do peso. Marco Fortes, regressava à competição após operação no Verão passado, e mesmo sem ambições desmesuradas era suposto vir a ganhar o seu 14.º título nacional de enfiada. Porém, Tsanko Arnaudov, um jovem português de ascendência búlgara, pulverizou o seu recorde pessoal para 19 metros exactos e sagrou-se campeão pela margem de 15 centímetros.

Sugerir correcção
Comentar