Agora, o Belenenses precisa de um milagre em Florença

Os “azuis” empataram a zero com o Lech Poznan e, às custas do resultado entre Basileia e Fiorentina, levam a esperança da qualificação para a última ronda do grupo.

Foto
Patrícia de Melo/AFP

Um "milagre" é o que ainda separa o Belenenses da próxima fase da Liga Europa, depois do empate a zero com o Lech Poznan. Obrigados a ganhar ou empatar, caso a Fiorentina de Paulo Sousa não vencesse o Basileia (o jogo terminou com um 2-2), os “azuis” podem continuar a sonhar com o apuramento que será decidido na próxima ronda, em Florença.

O jogo começou dividido, com a equipa de Sá Pinto a procurar assumir o controlo das operações logo nos primeiros instantes, mas a deparar-se com uma resposta forte dos polacos. Mas à medida que a partida ia aquecendo, também a formação de Belém ia crescendo e a primeira grande oportunidade do jogo veio mesmo para o lado dos portugueses. Aos 25’, Geraldes cruzou na direita para o primeiro poste, onde surgiu Tiago Caeiro a tentar o desvio. Valeu um atento Buric na baliza dos polacos.

Cada vez mais forte, o Belenenses ainda falhou um penálti, aos 36’, na sequência de uma falta de Dudka sobre Caeiro. Tiago Silva rematou e o resultado foi uma bola a passar muito acima da barra. Sá Pinto levou as mãos à cabeça.

Passaram cinco minutos e mais uma grande oportunidade para o Belenenses. Caeiro falhou incrivelmente o remate quando tinha apenas o guarda-redes pela frente, depois de um mau atraso do defesa Dudka. Nem um minuto passou e, desta vez, foi Silva a tentar a sorte. O remate à entrada da área raspou no poste direito da baliza de Buric.

Na segunda parte, com o jogo novamente bastante equilibrado, Sá Pinto fez entrar Carlos Martins, que regressou de lesão e foi recebido com uma ovação pelos adeptos.

Aos 70’, a Fiorentina ganhava por 2-1 ao Basileia e o Belenenses precisava de um golo para manter o sonho. Para refrescar o ataque dos “azuis”, Sá Pinto lançou no jogo Luís Leal e Dálcio. Mas já não havia grande tempo para alterar o marcador e valeu o empate do Basileia aos 74’ para ainda manter vivo o sonho de um apuramento do Belenenses para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

À excepção de uma bola ao poste de Pawlovwski, aos 76’, todas as grandes oportunidades do jogo pertenceram ao Belenenses, que não as soube aproveitar e falhou claramente na eficácia, que lhe garantia uma posição mais confortável.

Com os resultados desta quinta-feira do grupo I, o Basileia garantiu a qualificação, com um total de 10 pontos. A Fiorentina, que deixou escapar a oportunidade de selar o apuramento, terá de esperar pela sexta e última jornada, com a qualificação a ser ainda possível tanto para os italianos de Paulo Sousa (sete pontos), como para o Belenenses e Lech Poznan, ambos com cinco pontos.  

Foto
Sugerir correcção
Comentar