Advocaat: "Se o Ajax ganhou ao Barcelona, o AZ pode ganhar ao Benfica"

Técnico holandês classifica a equipa "encarnada" como "superpotência", mas acredita na possibilidade de a formação de Alkmaar seguir em frente na Liga Europa.

Foto
Advocaat vai sair do AZ Alkmaar no final da época Pascal Lauener/Reuters

Dick Advocaat, treinador do AZ Alkmaar, define o Benfica como uma "superpotência" do futebol, mas deu o exemplo da vitória do Ajax frente ao FC Barcelona para mostrar que tudo é possível.

"Se o Ajax ganhou ao Barcelona [2-1 na fase de grupos da Liga dos Campeões, a 26 de Novembro], o AZ pode ganhar em casa ao Benfica", considerou o treinador holandês, com vasto currículo no mundo do futebol.

Advocaat falava após o treino matinal e na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Benfica, da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, a disputar na quinta-feira (20h05), em Alkmaar.

Para o treinador, o jogo com a equipa portuguesa é de extrema dificuldade, razão pela qual um bom resultado será sempre "uma conquista".

O técnico, que já venceu a Liga Europa, ao serviço do Zenit, lembrou que o Benfica foi finalista vencido no último ano – derrota com o Chelsea (2-1) – e está muito à frente do FC Porto no campeonato. "Isso diz algo sobre a sua força", justificou o treinador.

A sua saída do AZ no final da época está definida, mas Advocaat optou por dizer que está "concentrado no Benfica" e sem ideias para o futuro.

O técnico continuou a fazer muitos elogios às "águias", justificando que ter o Benfica em Alkmaar num jogo particular custa muito dinheiro e que o sorteio lhes deu a oportunidade de o ter agora, por isso espera que os adeptos se divirtam.

"Vamos ter de jogar um futebol muito inteligente, caso contrário a viagem até Lisboa pode não fazer sentido", considerou o técnico, acrescentando que o AZ, sétimo no campeonato, tem o dever de terminar bem a época.

Ainda em relação ao jogo europeu, o médio sérvio Gudelj disse ter tido a oportunidade de falar com o "amigo Djuricic" e que o seu compatriota do Benfica fez algumas piadas: "Vamos ver amanhã [quinta-feira]", respondeu o jogador do AZ.

"Não sei como o AZ é visto em Portugal, mas podemos mostrar na quinta-feira, a equipa e o futebol holandês", justificou Gudelj.

O jogo entre o AZ e o Benfica disputa-se a partir das 20h05, com a arbitragem do norueguês Svein Oddvar Moen.

Sugerir correcção
Comentar