Adiada decisão sobre os atletas russos, a 17 dias dos Jogos

A Agência Mundial Antidopagem pretende a suspensão colectiva da comitiva da Rússia.

Foto
REUTERS/Jim Young

O Comité Olímpico Internacional (COI) adiou a decisão em torno da suspensão da comitiva russa para os Jogos Olímpicos de 2016. Depois de divulgado um estudo que desencobriu um sistema de dopagem que implica altas patentes do Desporto russo e que terá influenciado a conquista de 15 medalhas por parte daqueles atletas em 2013 e 2014, a suspensão de toda a comitiva russa é um cenário possível, mas não garantido.

O COI refere que vai “explorar as opções legais”, bem como o "direito a uma justiça individual", antes de se decidir por uma suspensão colectiva (ou não) aos atletas russos. Este adiamento surge a 17 dias do início dos Jogos Olímpicos e é acompanhado da garantia de que os desportistas que competiram nos Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, serão testados novamente.

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) pretende que o COI “recuse entradas para o Rio 2016 de todos os atletas inscritos pelos Comités Olímpico e Paralímpico Russos”. 

Recorde-se que a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) proibiu a inscrição de atletas russos nos Jogos Olímpicos de 2016, após os escândalos de doping que envolvem a Federação Russa, e que mais de 60 atletas russos já recorreram da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). O COI estará à espera da decisão do TAS, para comunicar a decisão final que levará, ou não, os russos aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no próximo mês.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar