Adeptos do Standard erguem tarja gigante com Defour decapitado

Ex-futebolista do FC Porto, agora no Anderlecht, foi expulso.

Foto
A polémica imagem exibida pelos adeptos do Standard DR

Um sector de adeptos do Standard de Liège ergueu neste domingo uma tarja gigante com a imagem do antigo capitão do clube Steven Defour, actualmente no Anderlecht, decapitado. O incidente ocorreu antes do embate entre as duas equipas para a Liga belga e o médio ex-FC Porto seria expulso no decorrer da partida.

Durante a entrada das equipas em campo, um grupo de adeptos do Standard desfraldaram uma tarja gigante, que cobria um dos topos das bancadas do Estádio Maurice Dufrasne, com um homem mascarado a empunhar uma espada na mão direita e a cabeça de Defour na outra, com a mensagem “red or dead”: vermelho (a cor do Standard) ou morto.

O encontro terminou com a vitória do Standard de Liège, por 2-0, com golos de Ciman (64’) e Igor de Camargo (88’), ambos obtidos após a expulsão do antigo futebolista do FC Porto, por acumulação de cartões amarelos, aos 53’. Defour atirou a bola na direcção dos adeptos anfitriões com alguma violência, numa altura em que um jogador do Standard necessitava de assistência médica. Os adeptos do Anderlecht começaram a arremessar cadeiras para dentro do relvado.

Defour, de 26 anos, regressou no início da época ao futebol belga, assinando pelos tricampeões, depois de três temporadas no FC Porto. Antes, tinha defendido as cores do Standard durante seis épocas, tendo conquistado dois campeonatos.

Segundo o diário belga La Dernière Heure, a direcção do clube de Liège não terá visto a tarja antes de os adeptos a exporem na bancada. De acordo com o mesmo jornal, os adeptos terão apresentado aos dirigentes uma outra, menos violenta, que acabou por ser trocada.

A imagem reproduzida nos órgãos de comunicação social e redes sociais tem merecido invariavelmente a condenação, por parte dos utilizadores belgas e estrangeiros, sobretudo pela associação com as decapitações de reféns executadas pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Sugerir correcção
Comentar