Adeptos do Barcelona vão votar proposta de expansão do estádio

Direcção quer remodelar Camp Nou e construir novas instalações até 2021. Estádio do Barcelona vai passar a ter capacidade para 105 mil espectadores.

Foto
Barcelona vai jogar o milésimo jogo no Camp Nou na quarta-feira Jose Jordan/AFP

Os sócios do Barcelona vão ser chamados a 5 de Abril para se pronunciarem sobre os planos da direcção do clube para a remodelação do estádio e das instalações desportivas no valor de 600 milhões de euros.

A ponto de se celebrar o milésimo jogo dos “culés” no Camp Nou, o clube catalão apresenta o projecto para um estádio com capacidade para 105 mil espectadores. Actualmente, o Camp Nou pode receber no máximo 99 mil pessoas.

Para além do estádio, a direcção do Barcelona prevê a construção de um novo pavilhão e de um estádio mais pequeno para as equipas secundárias. O novo espaço desportivo do Barcelona vai-se estender ao longo de 20 hectares no bairro de El Corts, com vários edifícios destinados a actividades complementares, como centros médicos, restaurantes ou ginásios.

O actual Camp Nou, inaugurado em 1957, sofreu várias remodelações nos últimos anos, mas “em muitos aspectos continua obsoleto”, segundo as informações no site do clube. “Cerca de 40% do Estádio não se renovou durante os seus 57 anos de vida e 50% não melhorou desde há 32 anos”, afirma a direcção.

“Sentimos a necessidade de melhorar as instalações do estádio, para melhorar os acessos (…) e para dispor de um estádio moderno, coberto, onde os sócios não fiquem encharcados quando chove”, disse à AFP o presidente do emblema catalão, Josep Maria Bartomeu.

E, por isso, a proposta apresentada aos sócios “culés” de uma remodelação que vai aumentar o tamanho do estádio em cem mil metros quadrados e vai cobrir todas as bancadas. A direcção prevê que o projecto se inicie em 2017 e que até 2021 a construção esteja concluída.

O Mini Estadi, onde joga habitualmente a equipa secundária do Barcelona, vai ser demolido para dar lugar ao novo pavilhão, com capacidade para dez mil espectadores, onde serão disputados os jogos de basquetebol. As formações de reservas do Barcelona vão passar a disputar os jogos num novo estádio com capacidade para 7500 pessoas, que será construído no centro de treinos do clube.

O plano de expansão das infraestruturas terá um custo total de 600 milhões de euros, dos quais 420 serão gastos só para a remodelação do estádio. A maior fatia do orçamento (400 milhões) é assegurada pelo clube, que prevê garantir um crédito bancário de 200 milhões de euros, e o restante provém de patrocinadores.

O Real Madrid anunciou, no final de Janeiro, os planos para a remodelação do Santiago Bernabéu, num projecto de 400 milhões de euros, que inclui a construção de um tecto retráctil e uma nova área envolvente.

A 5 de Abril, os 164 mil associados do Barcelona vão votar a proposta da direcção.

Na quarta-feira, o Barcelona vai disputar frente ao Celta de Vigo o milésimo jogo oficial no Camp Nou. A 6 de Outubro de 1957, os “culés” receberam e golearam por 6-1 o Jaén, no encontro de estreia no recinto. Desde então, o saldo é largamente favorável aos catalães, que conseguiram 754 vitórias, 157 empates e 88 derrotas no seu reduto.

Sugerir correcção
Comentar