Académica despede-se da Liga Europa sem golos

A equipa de Coimbra perdeu (0-2) com o Hapoel Telavive, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Foto
A Académica não conseguiu travar o Hapoel Jack Guez/AFP

Era uma espécie de imagem de marca da Académica nesta participação europeia: a equipa de Coimbra tinha marcado golos em todos os jogos disputados na Liga Europa. Disso mesmo se gabava o treinador Pedro Emanuel, na véspera da visita ao terreno do Hapoel Telavive, notando que os cinco pontos já somados superavam as expectativas mais optimistas. Mas o encontro frente ao emblema israelita, da última jornada do Grupo B, saldou-se por uma derrota. E, pela primeira vez neste regresso às competições europeias, o ataque da Académica ficou em branco.

O emblema de Coimbra tinha uma oportunidade para alcançar mais um marco histórico: há mais de 43 anos que a Académica não vence fora de casa, nas provas europeias. O último triunfo remonta a Outubro de 1969, na visita aos finlandeses do KuPS Kuopio, em jogo da primeira ronda da Taça dos Vencedores das Taças. Mas, num jogo entre duas equipas já afastadas dos 16 avos-de-final da Liga Europa, o Hapoel impôs-se por 2-0, com golos de Victor Mare e Maman.

Após uma primeira parte sem grandes motivos de interesse – a excepção foi um livre directo para o Hapoel, marcado por Toama e a que Peiser correspondeu com uma boa defesa (30’) – a partida em Telavive melhorou no segundo tempo. A Académica entrou melhor, mas desperdiçou as oportunidades de que dispôs: Marinho (49’) e Wilson Eduardo (51’ e 53’) não conseguiram colocar a equipa de Coimbra em vantagem no marcador.

Pelo contrário, o Hapoel fez da eficácia a sua arma. Mare, entrado ao intervalo, colocou a equipa israelita em vantagem aos 56’: Vermouth, pela esquerda, ultrapassou João Dias e serviu o companheiro, que fez o 1-0 — embora aparentemente em posição irregular.

Depois de mais uma oportunidade desperdiçada pela Académica, aos 73’ – Edinho e Salim Cissé não conseguiram rematar, e depois Wilson Eduardo viu o seu disparo ser desviado por um defesa –, o Hapoel voltou a marcar. Assistência de Mare e Maman, num cabeceamento junto ao relvado, bateu Peiser pela segunda vez. Uma despedida amarga para a Académica, que terminou o Grupo B em terceiro.

No outro encontro do grupo, o Viktoria Plzen bateu o Atlético de Madrid por 1-0 e garantiu o primeiro lugar na classificação. Esta foi a segunda derrota dos colchoneros na Liga Europa, depois de terem perdido (0-2) em Coimbra.

Sugerir correcção
Comentar