Acabou a "guerra" entre a Meo e a Nos pelo futebol

Nos reafirma que jogos do Benfica continuarão na B-TV, mas clube da Luz diz que ainda decorrem negociações.

Foto
A Nos adquiriu os direitos televisivos do Benfica e de transmissão da Benfica TV Ricardo Campos

Os operadores portugueses de televisão por cabo assinaram um acordo para a partilha de direitos desportivos, o que, na prática, põe fim à guerra entre a Nos e Meo, depois de as duas operadoras terem feito uma corrida à compra dos direitos de transmissão dos jogos do campeonato português de futebol, que azedou a relação entre ambas.

Os clientes da Nos voltaram já, desde esta terça-feira, a ter acesso ao Porto Canal, cujos direitos pertencem à Meo, e os clientes da Meo continuarão a ter acesso à Benfica TV, cujos direitos pertencem à Nos.

O acordo entre a Nos, Meo, Vodafone e Cabovisão foi comunicado nesta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No documento, diz-se que todos os operadores vão ter uma "comparticipação nos custos (actuais e futuros) associados a estes conteúdos desportivos". Os valores deste acordo não são conhecidos.

Em Maio, a Nos tinha anunciado que os jogos do Benfica continuarão a ser transmitido pelo canal do clube na época 2016-17, que está prestes a iniciar-se, e que a B-TV continuará a ser um canal pago. Fonte da operadora detida a meias por Isabel dos Santos e pela Sonae (dona do PÚBLICO) afirma que “não existem alterações” a este plano.

No entanto, uma fonte do Benfica contactada pelo PÚBLICO preferiu não confirmar que os jogos da equipa “encarnada” da época que está prestes a iniciar-se serão transmitidos no canal do clube. “Por enquanto ainda decorrem negociações com a Nos para clarificar os termos do negócio”, indicou a referida fonte, que perspectivou para breve o anúncio da conclusão das conversações.

Na prática, e se não houver mesmo alterações no plano traçado, os adeptos de futebol (seja qual for o operador de televisão que contrataram) continuarão a ter de fazer duas assinaturas mensais (Sport TV e B-TV) para verem todos os jogos do campeonato nacional. No canal benfiquista passarão os 17 jogos do Benfica na Luz. Os restantes serão transmitidos pela Sport TV, que também deverá ficar com os jogos do Boavista, que foram adquiridos pela Meo – o anúncio, segundo apurou o PÚBLICO, deverá ser feito em breve.

Este acordo, que já tinha sido subscrito pela Nos, Vodafone e Cabovisão e a que se junta agora a Meo, põe fim à “guerra” entre os dois maiores operadores nacionais, que entraram este ano no negócio dos direitos televisivos do futebol. A Nos comprou os direitos de transmissão dos jogos em casa do Benfica, do Sporting (só a partir de 2018) e de vários outros clubes da I Liga, da mesma forma que a Meo adquiriu os direitos de transmissão dos jogos em casa do FC Porto (também a partir de 2018), além de outros clubes, como o Boavista, o Rio Ave e o Vitória de Guimarães.

No meio desta batalha, Meo cortou o acesso dos clientes da Nos ao Porto Canal e pairava o espectro de os clientes da Meo ficarem sem a Benfica TV na temporada que agora começa.

Este acordo, como destacaram unanimemente os responsáveis de todas as operadoras, significa que os portugueses poderão ver (pagando para isso) todos os jogos do campeonato nacional seja qual for o serviço de televisão que contrataram. Mas falta saber se este acordo trará benefícios ou prejuízos ao nível dos preços. Para já, fonte da Nos garante que “não existem alterações” nos preços das assinaturas mensais da Sport TV e da B-TV.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários