ABC enfrenta Odorhei na final da Taça Challenge de andebol

Benfica perdeu em casa e deitou por terra o cenário de uma final 100% portuguesa na Europa.

Foto

Perderam ambos na segunda mão das meias-finais da Taça Challenge de andebol, mas tiveram sortes diferentes. O ABC qualificou-se para o encontro que vai ditar o vencedor do troféu, apesar do desaire na Noruega, enquanto o Benfica ficou pelo caminho. Os “encarnados” precisavam de inverter a derrota por dois golos averbada na Roménia, mas deitaram tudo a perder no segundo tempo.

A margem de sete golos com que o ABC partiu para o norte da Europa, para enfrentar o Stord, foi fundamental para a chegada à final. Na Noruega, os minhotos perderam por 27-25 (12-11 ao intervalo), um resultado mais do que suficiente para seguir em frente na competição. Nuno Pereira e Ricardo Pesqueira foram os melhores marcadores da formação portuguesa, com sete golos cada um.

Com a missão cumprida, o ABC esperava pelo desfecho do embate entre Benfica e Odorhei, no pavilhão da Luz, para conhecer o adversário. Depois do 31-29 averbado na Roménia, os “encarnados” estavam obrigados a triunfar por mais de dois golos e foi com essa margem que chegaram ao intervalo (15-13).

Um arranque desastroso no segundo tempo, porém, hipotecou o futuro dos lisboetas na Taça Challenge. Muito permissivos na defesa e com muitas dificuldades no ataque (a excepção foi António Areia, autor de oito golos), os jogadores do Benfica cedo ficaram em desvantagem (que chegou a ser de cinco golos) e correram, até final, contra a corrente do marcador, que fecharia com 25-27 a favor dos visitantes.

É, pois, com o Odorhei, quarto classificado da Liga romena da época passada, que o ABC, orientado por Carlos Resende, vai medir forças na final a duas mãos agendada para os dias 16 e 23 de Maio. Esta será, de resto, a terceira final europeia do currículo do clube minhoto, depois da Liga dos Campeões de 1993-94 (perdida para os espanhóis do TEKA Santander) e da Taça Challenge de 2004-05 (ganha pelos suíços do Wacker Thun).

Sugerir correcção
Comentar