A vitória foi a única boa notícia para Portugal

Com uma exibição desastrada a nível ofensivo, a selecção nacional sofreu bastante para derrotar uma limitada equipa alemã

Foto
Daniel Rocha

Para a história vão ficar os quatro pontos somados para a classificação da prova e o triunfo por 11-3, mas se se excluir a indispensável vitória, Portugal não tem motivos para recordar com satisfação a 3.ª jornada do Rugby Europe Championship. Frente a uma Alemanha muito limitada, a selecção nacional dominou durante quase todo o jogo, mas cometeu erros sucessivos no ataque, que mantiveram a incerteza no marcador até final. Francisco Sousa (ensaio) e Pedro Bettencourt (duas penalidades), fizeram os pontos portugueses.

A exibição meritória a defender quinze dias antes na casa da todo-poderosa Geórgia tinha elevado a expectativa para o terceiro jogo de Portugal na competição, mas perante um adversário que está a muitos degraus abaixo dos georgianos, a selecção nacional viu-se obrigada a ter a bola na mão e a atacar. O resultado não foi o melhor.

Embora os germânicos, que esta época foram promovidos ao grupo 1ª da Rugby Europe, tenham demonstrado empenho e espirito de sacrifício q.b, a diferença de qualidade entre Portugal e a Alemanha foi notória e apenas a falta de criatividade e calma dos portugueses a atacar impediu que a selecção nacional tivesse uma tarde tranquila no Estádio Universitário de Lisboa.

Os primeiros minutos até mostraram uma equipa alemã com vontade de atacar, mas depois dos afoitos momentos iniciais da Alemanha, Portugal tomou conta do jogo, que passou a desenrolar-se quase em excluído no meio campo germânico. E a superioridade portuguesa reflectir-se-ia no marcador aos 29’, quando os jogadores nacionais, na sequência de uma formação-ordenada a cinco metros da linha de ensaio, empurraram os alemães para dentro da área de validação, permitindo que Francisco Sousa fizesse o único ensaio do jogo.

A partir daí, Portugal usou e abusou de iniciativas individuais através dos seus avançados, que sem apoio, perdiam invariavelmente a bola no contacto. Quando a opção era alargar o jogo às linhas-atrasadas, o desfecho não era melhor e com várias opções disparatadas, a bola acabava oferecida ao adversário.

Sem que Portugal confirmasse em pontos o domínio, os alemães numa das raras incursões ao meio campo português reduziram (5-3) e a vitória nacional ficou presa por arames. No entanto, nos últimos três minutos, duas penalidades de Pedro Bettencourt confirmara o primeiro triunfo português na prova (11-3) e retiraram à Alemanha a hipótese de somar o bónus defensivo (derrota por menos de oito pontos). Nos outros jogos da competição, a Rússia surpreendeu a Roménia (16-13) e a Geórgia foi ganhar a Espanha (26-13).

Sugerir correcção
Comentar