A vitória de Pinto da Costa

A vaidade incontida é um tique transversal aos presidentes dos três grandes.

Só há uma razão para as saídas de Jorge Jesus e Marco Silva: o ego desmesurado dos presidentes do Benfica e do Sporting. Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho querem ser as principais figuras dos seus clubes e alcançar a suprema adulação dos adeptos, e isso não é compatível com a existência de treinadores demasiado populares.

É por isso que Pinto da Costa, apesar de ter perdido dois campeonatos seguidos e estar a perder tracção competitiva, é o grande vencedor espiritual deste combate: ele conseguiu impor um estilo de presidente que todos – incluindo os que o odeiam – ambicionam seguir.

Amarrados à angústia da influência, Luís Filipe Vieira e Bruno de Carvalho querem ser os novos Pintos da Costa da Segunda Circular. Tal como os maus escritores macaqueiam de forma desajeitada o estilo dos mestres, Vieira e Carvalho têm passado boa parte das suas existências desportivas a tentar replicar o estilo do presidente do Porto, ainda que disso pareçam não ter consciência – o que apenas torna a coisa mais patética.

Bruno de Carvalho, na sua excitação juvenil, acaba de mandar borda fora um dos mais promissores treinadores portugueses, e o primeiro a conquistar uma taça para o clube após sete anos de jejum, com uma equipa que está muito atrás de Porto e de Benfica em termos de qualidade. Pior: Carvalho esperou pelo final da época para lhe interpor um processo disciplinar capaz de envergonhar o próprio Jorge Gonçalves, ao mesmo tempo que fazia implodir todo o discurso do clube responsável e poupadinho. E tudo isto porquê? Pelo prazer de sacar o treinador do Benfica (como Pinto da Costa saca jogadores), de exibir internamente a sua autoridade (idem idem) e de abastecer o tanque da ironia e dos innuendos (aspas aspas). Não é de estranhar: o presidente do Sporting tinha 10 anos quando Pinto da Costa se tornou presidente do FC Porto e, para ele, ser um presidente de futebol bem-sucedido é aquilo.

Mas Luís Filipe Vieira, presidente do meu clube, tem mais uns aninhos do que Bruno de Carvalho e deveria aspirar a um pouco mais do que a emulação de Pinto da Costa. Vieira teve o enorme mérito de aguentar Jesus quando ninguém o queria, após dois anos de derrotas com o Porto de Vítor Pereira, e tem agora o enorme demérito de o ter empurrado para fora da Luz, convencido de que ninguém em Portugal teria dinheiro para o contratar. As contas saíram-lhe furadas, e é bem feito: nenhum bom homem de negócios despede um treinador vencedor com a desculpa de que ele não aposta na formação. A verdade é que, se não apostava na formação de portugueses, apostava na formação de brasileiros, argentinos, belgas ou sérvios.

O problema de Luís Filipe Vieira é outro: se Jorge Jesus ficasse e fosse tricampeão, o tricampeonato seria de Jorge Jesus e não de Luís Filipe Vieira. E a vaidade incontida é um tique transversal aos presidentes dos três grandes. Vieira quer demonstrar que as vitórias são, em primeiro lugar, mérito seu e da estrutura que ele montou na Luz – não de Jesus e do seu talento. Por isso, contra todas as expectativas, arriscou perder o melhor treinador dos últimos 30 anos. Vieira teria sempre um lugar na história do Benfica pelo excelente trabalho de reconstrução do clube – só que isso não lhe chega. Luís Filipe Vieira quer ser o nome mais aplaudido pelos adeptos quando sobe a um palco. Ele não quer perder para Jorge Jesus. Ele não quer perder para Luisão, Jonas ou Gaitán. Mas, sobretudo, ele não quer perder para Jorge Nuno Pinto da Costa.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários