A Taça de Portugal é o “quase tudo” do Sporting na época

"Leões” jogam nesta quinta-feira na Madeira frente ao Nacional. Jefferson volta à equipa, enquanto Nani vai ficar de fora.

Foto
Marco Silva acredita que o Sporting vai estar na final da Taça de Portugal PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Muito do destino do Sporting em 2014-15 ficou decidido nos últimos dez jogos. Foi nesta dezena de encontros que os “leões” ficaram afastados da Liga Europa e da Taça da Liga, para além de terem perdido terreno para os dois primeiros na Liga portuguesa. Apesar das distâncias para Benfica (12 pontos) e FC Porto (8) poderem ser encurtadas nas 11 jornadas que restam do campeonato, o único objectivo realista do Sporting para a época é a Taça de Portugal. Esse “quase tudo” tem nesta quinta-feira a primeira parte na Choupana, frente ao Nacional da Madeira, em jogo da primeira mão das meias-finais.

Depois de superada uma prova de fogo (eliminação do FC Porto no Dragão) na entrada em prova, os “leões” tiveram três equipas dos escalões secundários nas eliminatórias seguintes e voltam, nas meias-finais, a defrontar uma equipa da I Liga.

Os jogos na Choupana costumam ser complicados, sendo que o Sporting até venceu sempre no campo dos madeirenses nas três eliminatórias da Taça que lá jogou — os “leões” nunca perderam, aliás, com o Nacional nas cinco vezes que se defrontaram nesta competição.

Servirá a Taça para salvar uma época em que as perspectivas de sucesso ficaram dramaticamente reduzidas na última semana? Marco Silva não é dessa opinião. “Não a vejo dessa forma. Era um dos objectivos no início da época e estamos em prova. Sabemos que vai ser difícil estar na final, mas vamos consegui-lo, tem de ser esse o nosso pensamento. É um objectivo que perseguimos enquanto clube há sete anos e acreditamos que vai ser este ano”, salientou o técnico “leonino”, que não quis comentar as notícias sobre a cláusula de dispensa sem custos que terá no seu contrato com o Sporting se não ficar entre os três primeiros no campeonato.

Para a deslocação à Madeira, Marco Silva já pode contar com Jefferson. O brasileiro foi reintegrado nos trabalhos da equipa principal, depois de mais de uma semana afastado devido a um desentendimento com o presidente do clube, e deverá voltar a ocupar o lado esquerdo da defesa, que foi de Jonathan Silva frente a Wolfsburgo e FC Porto. De fora dos convocados ficou Nani, que apresenta fadiga muscular e foi poupado, devendo voltar aos treinos no sábado, com vista ao próximo jogo do campeonato, na segunda-feira em Alvalade, frente ao Penafiel.

Se o Sporting não se apresenta no seu melhor nesta primeira mão das meias-finais, o Nacional surge num bom momento (quatro vitórias nos últimos seis jogos), que lhe permitiu subir bastante na classificação e voltar a sonhar com um lugar europeu. “Vamos partir para este jogo com a confiança alargada, mas sabemos que será uma partida diferente, numa eliminatória a duas mãos, frente a um adversário forte, que tem por hábito conquistar títulos”, salientou Basílio Marques, adjunto do técnico Manuel Machado.

Sugerir correcção
Comentar