A saga continua: Bondarenko e Barshim passaram 2,42m

Em Nova Iorque, o salto em altura centrou as atenções, com duas marcas próximas do recorde de Javier Sotomayor.

Foto
Al Bello/AFP

O meeting de Nova Iorque da Liga de Diamante de atletismo, concluído ao fim da noite de sábado, manteve a saga da corrida ao recorde mundial do salto em altura. O Estádio Icahn, na Ilha de Randall, em Manhattan, presenciou um duelo extraordinário entre dois dos maiores candidatos a bater o recorde mundial da disciplina, estabelecido em Salamanca pelo cubano Javier Sotomayor já há mais de 20 anos, com 2,45m, a 27 de Julho de 1993. Esse duelo acabou por dar a vitória ao ucraniano Bohdan Bondarenko face ao quatari Mutaz Essa Barshim, ambos passaram 2,42m e pela primeira vez na história da disciplina dois atletas fizeram tal marca na mesma prova. Aliás, dista só do Inverno passado a primeira vez, e aconteceu em pista coberta, que dois atletas fizeram 2,40m ou mais no mesmo concurso, no caso os russos Sergey Ukhov e Aleksey Dmitrik.

Como já aconteceu em ocasiões anteriores, Bondarenko fez uma prova muito especulativa, abrindo o concurso a 2,35m, uma pequena loucura que parece estar nos planos dele apenas, e que passou ao primeiro salto. Barshim, ao invés, manteve uma posição de muito maior contenção, havia iniciado a 2,20m e o ucraniano ficou sempre a ver como iam correr as coisas.

E, de facto, a 2,35m, que era a quinta altura tentada, o qatari só passou ao terceiro ensaio, deixando o ucraniano na frente. Porém, as dificuldades de Barshim evaporaram-se e, logo a 2,38m e ao primeiro salto, esteve bem acima da barra. Neste contexto, como o seu rival saltava primeiro, Bondarenko dispensou 2,38m e só voltou à acção aos 2,40m. Aqui Barshim saltou ao segundo ensaio, o leste europeu também e foram ambos aos 2,42m com todas as hipóteses.

Barshim, então, transpôs à primeira, batendo por um centímetro o seu recente recorde da Ásia, Bondarenko fez o mesmo, e igualou o velho recorde europeu ao ar livre do sueco Patrik Sjoeberg, muito mais velho do que o máximo mundial, conseguido em Estocolmo, a 30 de Junho de 1987 – e igualado neste Inverno pelo russo Ivan Ukhov, em pista coberta.

Foram dois saltos fenomenais os dos 2,42m e ficou no ar, de imediato, o ataque ao recorde de Sotomayor. No entanto, havia uma etapa intermédia ainda a 2,44m. Bondarenko dispensou-a, Barshim falhou o primeiro salto e dispensou os outros dois que lhe restavam para ir aos 2,46m.

Aqui todos falharam, e de forma mais clara Bondarenko, que tinha nas pernas apenas cinco saltos antes de tentar três vezes o recorde mundial. Mas a sua passagem em primeiro aos 2,35m deu-lhe a vitória na prova.

Sotomayor tem todos os registos acima de 2,42m na história, que são três e foram a seu tempo recorde do mundo, mas o ataque à sua marca de topo está bem lançado.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar