A NBA sem Kobe, Kevin e Tim

Três dos melhores jogadores da história do basquetebol retiraram-se no final da época passada.

Foto
Duncan, Garnett e Bryant (mais Shaquille O'Nel e Jason Kidd) durante o All-Star Game de 2000 REUTERS

Não se podia esperar que Kobe Bryant, Kevin Garnett e Tim Duncan durassem para sempre, mas, por coincidência, retiraram-se os três ao mesmo tempo, deixando a NBA sem três dos seus mais emblemáticos jogadores dos últimos 20 anos. Entre eles estão 11 títulos, quatro troféus de MVP e 48 presenças no “All Star Game”, para um impressionante total de 4814 jogos (época regular e play-off) entre os três.

De todos, é Kobe Bryant, que chegou à liga directamente do liceu, quem tem o currículo mais recheado nos 20 anos que passou nos Los Angeles Lakers, conquistando cinco títulos e diversas distinções individuais, terminando a carreira como o terceiro melhor marcador da história da NBA. Também Kevin Garnett chegou cedo à NBA, mas demorou mais tempo a chegar ao título. O extremo elevou o nível dos Minnesota Timberwolves, mas nunca o suficiente para chegar ao título, que só conseguiu aos 31 anos, quando fez parte, nos Boston Celtics, do “Big Three” com Ray Allen e Paul Pierce.

 Fiel à sua natureza, Tim Duncan fez os quatro anos de universidade antes de chegar à NBA, mas foi campeão logo à segunda época com os San Antonio Spurs, formando uma dupla imbatível de homens altos com o veterano David Robinson. Apontado como um exemplo dentro e fora do campo, Duncan foi cinco vezes campeão, com 15 anos de diferença entre o primeiro (1999) e o último (2014) título.

Sugerir correcção
Comentar