A Mancha vai dar o tiro de partida do Tour em 2016

Será a segunda vez que a mítica prova de ciclismo vai arrancar da região, depois de 1903.

Foto
Foto: Joel Saget/AFP

É um regresso às origens: a Volta a França 2016 vai voltar a partir da Mancha, na Normandia, tal como aconteceu no longínquo ano de 1903, data da primeira edição da mais emblemática prova do ciclismo mundial.

Será na região, mais precisamente no icónico Mont Saint-Michel, que o perfil das primeiras etapas da 103.ª edição da Grande Boucle vai ser revelado, a 9 de Dezembro. Mas nesta segunda-feira o local de partida foi já divulgado, o que significa que o arranque da corrida acontecerá no território da França metropolitana, após um interregno de cinco anos.

O departamento da Mancha, que acolhe cerca de meio milhão de habitantes, já recebeu o Tour em 23 ocasiões, entre 1911 e 2013 (contra-relógio individual), mas esta será a segunda vez que dará o tiro de partida da prova.

Para a definição do percurso, o posicionamento da Mancha abre um vasto leque de possibilidades, seja para uma chegada relativamente rápida aos Pirenéus ou para uma incursão rumo a Este, abordando primeiro o Alpes antes de seguir para os Pirenéus.

A totalidade do percurso só será divulgada em Outubro de 2015.


Sugerir correcção
Comentar