A luta pela preciosa vaga na fase de grupos

Para além da eliminatória entre o FC Porto e o Lille há mais quatro partidas entre candidatos à entrada na Liga dos Campeões.

Foto
André Villas-Boas quer levar o Zenit à fase de grupos da Liga dos Campeões Carlo Hermann/AFP

O início da época do Zenit São Petersburgo tem sido avassalador e nada seria melhor para a equipa de André Villas-Boas do que garantir um bom resultado na viagem à Bélgica, onde defronta o Standard Liège. Em quatro jogos no campeonato russo, o Zenit conta quatro vitórias, 15 golos marcados e dois sofridos.

O próprio treinador belga, Guy Luzon, reconheceu que o Zenit está “num nível diferente”, colocando a equipa russa num patamar equivalente às “cinco melhores equipas da Premier League”. A pressão do favoritismo não assusta o técnico português, que afirmou senti-la “todos os dias”. “A pressão é o que faz continuar”, disse Villas-Boas.

O Standard, onde alinha Jorge Teixeira, veio de uma derrota pesada (5-2) com o Mouscron e terá de reservar atenções redobradas para o extremo Danny – o central Luís Neto é o outro português da equipa – e para Hulk.

Já o Celtic viaja até à Eslovénia para defrontar o modesto Maribor e quer aproveitar a segunda oportunidade de continuar em prova. Os campeões escoceses tinham sido afastados pelo Legia Varsóvia na eliminatória anterior. No entanto, a equipa polaca fez alinhar um jogador inelegível e acabou por ser relegada para a Liga Europa por decisão da UEFA.

Depois de ter parecido perdida, a presença na Liga dos Campeões está próxima para os escoceses, mas para isso há que derrotar o Maribor. O campeão da Eslovénia pretende repetir o feito alcançado em 1999, quando chegou à fase de grupos pela primeira e última vez na sua história. Ante Simundza, o treinador do Maribor, recorda-se dessa época, em que ainda era jogador. “Para mim é muito difícil comparar essas duas temporadas, uma vez que sou treinador agora e tenho um papel muito diferente no clube”, afirmou, garantindo que o Maribor irá “fazer tudo para agarrar a oportunidade” de seguir em frente.

À procura de uma vaga na principal competição europeia de clubes está o APOEL de Nicósia, que defronta o Aalborg, na Dinamarca. Os cipriotas contam nas suas fileiras com três portugueses: os defesas Nuno Morais e Mário Sérgio e ainda o médio Tiago Gomes.

Tal como o Aalborg, também o APOEL persegue a quarta presença na fase de grupos. Na memória dos cipriotas está a campanha na época 2011-12, quando alcançaram os quartos-de-final, apenas eliminados pelo Real Madrid. O técnico do APOEL assumiu que a equipa ainda não está a 100%, uma vez que ainda tem pouco ritmo competitivo, comparado com o adversário, cujo campeonato já começou há mais tempo.

 O Slovan Bratislava recebe o BATE Borisov numa partida que vai ser dirigida pelo português Olegário Benquerença. O favoritismo pende para o lado da equipa bielorrussa, que na época passada alcançou os oitavos-de-final da Liga Europa.

O técnico do Slovan reconhece que chegar ao play-off de acesso à Liga dos Campeões já foi algo “incrível”. “Vamos jogar na Europa pelo menos até Dezembro, o que era o nosso objectivo. Chegar à fase de grupos seria a cereja no topo do bolo”, afirmou Frantisek Straka. O treinador do BATE, Aleksandr Yermakovich, não quis atribuir o favoritismo à sua equipa, dizendo que as hipóteses de passagem eram de 50-50.

Sugerir correcção
Comentar