A importância da passada e do calçado na corrida

O Público Running aproveitou a campanha Especial Running do El Corte Inglés Lisboa para experimentar o Serviço de Análise da Passada.

Fotogaleria
Espaço especificamente preparado para o serviço de Análise da Passada na Loja de Desporto do El Corte Inglés Lisboa.
Fotogaleria
Monitorização do movimento e da sua captação - Medição do ângulo de Helbing.
Fotogaleria
Depois do estudo biomecânico ao pé, é dado a conhecer o melhor calçado de corrida para cada caso, entre as muitas marcas e modelos disponíveis na loja.

A verdade é que muitos corredores amadores não têm qualquer noção da importância que o tipo de passada e o calçado utilizado têm no rendimento desportivo. Comprar umas sapatilhas novas em função do aspecto e do conforto é ainda a grande realidade de hoje. O cepticismo existe relativamente a esta assunto, com a ideia de que os testes de análise da passada têm uma grande componente comercial, cujo intuito passa apenas por vender mais e determinadas marcas.

O Público Running foi experimentar o Serviço de Análise da Passada disponível no El Corte Inglés, nas Lojas de Desporto de Lisboa e Gaia Porto, com o intuito de conhecer e dar a conhecer todos os detalhes sobre o estudo técnico ao pé: como é feita a análise, quais os objectivos, o tipo de passada e as recomendações para cada caso.

A análise consiste em correr descalço na passadeira, num espaço especificamente preparado, enquanto uma câmara filma as nossas passadas que são automaticamente enviadas para um programa de computador. Através da monitorização do movimento e da sua captação, o técnico, neste caso, um dos vendedores especialistas do departamento de desporto do El Corte Inglés, analisa a passada e medição do Ângulo de Helbing. 

A medição do ângulo de Helbing consiste numa análise à morfologia dos pés, feita em três fases: 1.º Fase de Contacto (pé toca no solo); 2.º Fase de Transição (pé todo plano no solo); 3.º Fase da Saída. De seguida, cabe ao técnico analisar estas três fases baseando-se no método dos três tipos de passada: Passada Supinador – o pé toca o chão no lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o seu lado mais externo, com impulso do dedo mindinho; Passada Universal / Neutro – o pé ao tocar o chão apresenta um ângulo (do calcanhar de Aquiles até ao joelho) entre 182 a 189º, uma linha recta; Passada Pronador – este tipo de passada apresenta uma angulação acima dos 189º, o que significa que, assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais interno e se contorciona para dentro, usando o ‘dedão’ para ganhar impulso.  

Ao descobrir o seu tipo de passada é recomendado o calçado mais adequado às necessidades de cada pessoa, identificando problemas, encontrando ou encaminhando-o para as soluções adequadas. Este serviço permite-lhe tirar o máximo rendimento do seu equipamento e melhorar os seus treinos.

Segundo o vendedor Bruno, da Loja de Desporto El Corte Inglés Lisboa, as marcas de calçado de desporto mais recomendadas e vendidas a corredores amadores e profissionais são: Adidas, Nike e Asics.

Exemplo de alguns dos modelos mais vendidos, recomendados para corrida em asfalto e indicados para a Passada de Pronação e/ou Neutra: 

•    Adidas Ultra Boost 

Uso: Treino           Tipo de Passada: Neutra
Drop: 10 mm.        Peso: 324g. (Homem) / 260g. (Mulher)
Sola intermédia: 100% Boost. Upper: Primeknit. Sola: Torsyon System e cauchu Strech Web.
Preço: 179,95 euros 

 

•    Asics KAYANO 21

Uso: Treino           Tipo de Passada: Pronação
Drop: 13 mm.        Peso: 265g. (Mulher)
A inovadora tecnologia FLUIDRIDE proporciona maior amortecimento. A malha inclui a tecnologia FLUIDFTI. O DYNAMIC DUOMAX oferece estabilidade extra aos pronadores. 
Preço: 159,59 euros 

 

    Asics Gel-Nimbus 16

Uso: Treino                 Tipo de Passada: Neutra 
Drop:    12mm.            Peso: 238g. (Mulher)
FluidRide: Oferece óptima combinação de amortecimento e melhor resposta nas passadas. Guidance Line: torna a passada mais confortável e bem distribuída. AHAR: Borracha com formulação especial para resistir ao desgaste, localizada no calcanhar. Gel: com base de silicone, para absorção do impacto
Preço: 129, 90 euros 

 

•    Nike PEGASUS 32

Uso: Treino                 Tipo de Passada: Neutra 
Drop:    10mm.            Peso: 275g. (Mulher)
O crash rail lateral e o novo contorno do metatarso tornam-na mais rápida na saída. A sola intermédia de Cushlon ST e a câmara Zoom Air no calcanhar dão uma sensação firme e reactiva. 
Preço: 99,95 euros 

 

No Trail, o calçado mais procurado tem sido da marca Salomon, com preços entre os 100 – 170 euros. Trata-se de um calçado inovador que proporciona grande desempenho técnico em corridas de montanha e trilhos de longa distância. Fornece a melhor aderência possível em terra batida, areia, lama, relva…em qualquer condição climatérica. 

Em modo de conclusão, é importante realçar que todas as modalidades precisam de ser praticadas com equipamento adequado. Na corrida não é diferente. O calçado deve ser escolhido de forma cuidadosa, tendo em conta aspectos como o conforto, o tipo de passada, o tipo de treino, entre outras características relevantes. Calçado inadequado pode causar dores e lesões antes, durante e depois de uma corrida. São comuns as dores em algumas articulações como joelhos e tornozelos, bem como a canela e até mesmo a coluna. Porém, sapatilhas mais caras ou com melhores tecnologias não é sinónimo de melhor performance. As sapatilhas são como pneus. Degastam-se com o uso regular, ainda mais se as corridas ocorrerem em asfalto.  

Sobre a campanha Especial Running do El Corte Inglés

O Especial Running é uma campanha que está presente no El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto, até dia 27 de Setembro. Todos os praticantes de running, sejam eles amadores, iniciantes ou de alta competição podem encontrar nesta campanha, e não só, todo o tipo de equipamento que necessitam. “Desde os produtos básicos de têxtil até às sapatilhas de fabrico mais inovador, muitas delas com a melhor tecnologia, que permitem aos atletas melhorar as suas prestações”, informa Vasco Marques Pinto, do Departamento Relações Externas do El Corte Inglés.

Todas as novidades, tendências, promoções, o serviço gratuito à análise da passada e também passatempos que habilitam ao ganho de equipamento e até dois dorsais para a Maratona de Sevilha (com estadia incluída) estão no Especial Running El Corte Inglés. Especial destaque para o serviço especializado permanente, “que permite aos clientes receberem apoio técnico necessário para melhorarem a sua performance”. 

Há cerca de oito anos as Lojas El Corte Inglés começaram a promover o Running, depois de ter sido detectado um crescente número de praticantes desta modalidade. Vasco Pinto recorda: “nessa altura decidimos acompanhar a evolução do mercado e procurámos posicionarmo-nos como especialistas nesta área, aumento a oferta de produtos e procurando toda a gama inovadora nesta área. Ao mesmo tempo associamo-nos, na qualidade de patrocinadores principais à 1ª edição da Corrida S. Silvestre de Lisboa, actualmente uma das corridas com maior visibilidade e destaque nacional. Desde então conseguimos estabelecer uma grande aproximação com os amantes desta modalidade que cada vez nos procuram mais, daí ter surgido a necessidade de, a cada 6 meses, apresentar esta campanha “Especial Running”, acompanhada por um folheto técnico onde apresentamos todas as novidades do mercado, as melhores marcas e serviços relacionados com o mundo running.”

 

 

 

 

conteúdos produzidos por Pressinform

Sugerir correcção
Comentar