A Holanda falhou mesmo o Euro 2016

Turquia qualificou-se para o torneio como o melhor terceiro classificado. Croácia também apurada.

Foto
Van Persie: dois golos, mas só um deles na baliza certa Emmanuel Dunand/AFP

É oficial. A Holanda, terceira classificada no Mundial 2014 e campeã europeia em 1988, vai falhar a fase final do Euro 2016, que se realiza em França. Já sem hipóteses de apuramento directo no Grupo A, os holandeses ainda podiam chegar ao terceiro lugar e seguir para o play-off, mas nem isso conseguiram. Uma derrota por 3-2 em casa frente à República Checa deixou a “laranja mecânica” no quarto posto do agrupamento. Pelo contrário, tudo correu bem à Turquia, que bateu em casa a Islândia e qualificou-se para o Euro como o melhor terceiro classificado entre todos os agrupamentos.

Esta é a primeira vez desde 1984 que a Holanda falha a fase final de um Europeu, um facto ainda mais grave tendo em conta que este será uma edição com 24 participantes. Ou seja, a Holanda falha a qualificação para um torneio onde vai “toda a gente”, e de nada valeu a troca, em desespero, do seleccionador, com Danny Blind a assumir o cargo após a saída de Guus Hiddink.

Na despedida da qualificação, os checos, que acabaram por ficar em primeiro do grupo, chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Kaderabek (24’) e Sural (35’), e ainda marcaram mais um (autogolo de Van Persie aos 66’), mas a Holanda ainda conseguiu dar alguma dignidade ao resultado, por Huntelaar (70’) e Van Persie (84’).

A Turquia, por seu lado, sofreu até ao fim, mas conseguiu garantir a sua vaga no Europeu graças a um golo aos 89’ de Inan, através de livre directo e numa altura em que os turcos jogavam com menos um (expulsão de Tore aos 78’). Este triunfo turco só deu o lugar no Euro 2016 porque o Cazaquistão derrotou a Letónia por 1-0 e fugiu, assim, ao último lugar do agrupamento – nas contas dos terceiros, só valem os resultados entre os cinco primeiros classificados e os turcos tinham melhores resultados com os cazaques (duas vitórias) do que com os letões (dois empates).

Quem também conseguiu o seu lugar no último dia foi a Croácia, que triunfou por 1-0 sobre Malta e beneficiou da derrota da Noruega frente à Itália (2-1). Esta combinação de resultados fez com que os croatas terminassem em segundo do Grupo H, relegando os noruegueses, que até estiveram em vantagem sobre os italianos, para o play-off, onde terão a companhia de mais duas nações nórdicas, a Suécia e a Dinamarca.

O Grupo B já tinha os seus dois primeiros definidos, restava saber quem ia ao play-off. Havia três ainda na luta, mas quem continua a sonhar com o Europeu é a Bósnia-Herzegovina, que bateu o Chipre por 3-2, enquanto Israel caiu no terreno da Bélgica (3-1).

Apurados
França; Islândia; República Checa; Bélgica; País de Gales; Espanha; Eslováquia; Alemanha; Polónia; Inglaterra; Suíça; Irlanda do Norte; Roménia; Áustria; Rússia; Itália; Portugal; Albânia; Turquia; Croácia.

Play-off
Dinamarca; República da Irlanda; Eslovénia; Suécia; Ucrânia; Bósnia-Herzegovina; Hungria; Noruega.

Sugerir correcção
Comentar