A história também se escreve fora de horas

Já depois do tempo regulamentar, Esmael deu um tom épico ao apuramento do Rio Ave (1-0).

Foto
Reuters

Os adeptos do Rio Ave já faziam contas à vida e já se preparavam para encarar em regime de exclusividade as competições internas, mas um lance a três toques, já fora de horas, colocou os vila-condenses pela primeira vez na história na fase de grupos da Liga Europa. Cortesia de Esmael Gonçalves, um joker que saiu do banco para eliminar o Elfsborg (1-0) quando já poucos acreditavam.

Pedro Martins tinha um quebra-cabeças para resolver à partida. Depois do brilharete frente ao Estoril, para a Liga, de quem iria abdicar no meio-campo, já que Filipe Augusto estava de volta aos convocados? A fava calhou a Pedro Moreira (autor de dois golos no fim-de-semana) e o trio eleito foi constituído por Tarantini, Augusto e Renan Bressan, com Diego Lopes um pouco mais adiantado.

Foi com este figurino que o Rio Ave tentou, pacientemente, desmontar a teia defensiva de um adversário que também sabe manejar a bola. Em vantagem na eliminatória (depois do 2-1 da primeira mão), os suecos não precisavam de correr grandes riscos e tentavam anular, com um meio-campo povoado, as transições dos portugueses.

Ainda assim, e após algumas tentativas mais tímidas de remate, os vila-condenses assustaram o guarda-redes Ellegard aos 32’: Diego Lopes e Ukra combinaram de forma perfeita e o extremo ofereceu o golo a Bressan, que, em posição privilegiada dentro da área, atirou para fora. Era o primeiro aviso sério à navegação nórdica.

O segundo chegou aos 65’, quando Tiago Pinto cruzou da esquerda e Diego Lopes falhou de cabeça, já na pequena área, o que parecia um golo certo. Aos 87’, Hassan (em pior posição) não fez melhor quando Ukra lhe colocou a bola no sítio certo para explorar o jogo aéreo.

O tempo corria veloz mas ainda houve alma para lá dos 90’, traduzida em três toques apenas. Cássio, do outro lado do campo, pontapeou para as alturas, a defesa sueca aliviou mal na direcção da baliza e Esmael (lançado para o lugar do lateral Lionn, aos 79’) desviou com subtileza a trajectória da bola. Na direcção da fase de grupos, onde o Rio Ave entrará no Pote 3.

Sugerir correcção
Comentar