A FIFA admite recorrer a repetições durante jogos já em 2015

Blatter quer permitir a treinadores recurso a imagens para contestarem árbitros.

Foto
Blatter, de inimigo da tecnologia a defensor do uso das imagens vídeo Gabriel Bouys/AFP

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, pretende dar aos treinadores, a título experimental, a possibilidade de recorrerem a imagens para contestarem as decisões dos árbitros uma ou duas vezes por parte durante os jogos. O sistema poderá ser utilizado já durante o Mundial sub-20, que vai realizar-se em 2015, na Nova Zelândia, mas Blatter gostaria também de encontrar uma Liga interessada em aplicá-lo.

O responsável pelo organismo que tutela o futebol mundial levantou pela primeira vez a questão durante o congresso da FIFA, em Junho, e anunciou nesta segunda-feira a intenção de levar a proposta ao International Board, órgão responsável pelas alterações às leis do futebol.

“Os treinadores devem ter a oportunidade de questionarem as decisões dos árbitros das quais discordem, mas apenas quando o jogo estiver interrompido”, assinalou Blatter em conferência de imprensa realizada no Soccerex, um congresso de futebol que decorre na cidade inglesa de Manchester.

Inverno é data alternativa para o Mundial 2022
A FIFA também escolheu os meses de Novembro/Dezembro ou Janeiro/Fevereiro como datas alternativas para a realização do Mundial 2022 que decorrerá no Qatar. As datas, anunciadas em comunicado, foram escolhidas durante a primeira reunião de um grupo de trabalho da FIFA encarregado de estudar o calendário para de 2018 a 2024.

As críticas que surgiram devido às altas temperaturas que se verificam no Qatar no Verão levaram a que a FIFA iniciasse consultas com as partes interessadas quanto à possibilidade do campeonato se disputar na estação invernal. Em Maio, o presidente da FIFA, Joseph Blatter – que anunciou a sua recandidatura ao cargo – considerou que jogar o Mundial 2022 no Verão seria “um erro” e admitiu que o mais provável será realizar a competição no Inverno.

Também o presidente da UEFA, Michel Platini, já se manifestou favorável a realização do Mundial durante os meses de Inverno.

O grupo de trabalho da FIFA, que junta representantes de toda a “família do futebol”, volta a reunir em Novembro para analisar o impacto das novas datas nas restantes competições.

Sugerir correcção
Comentar