A Etiópia dominou a maratona de Boston

Foram atletas etíopes que triunfaram na corrida masculina e feminina.

Foto
Um momento da corrida masculina David Butler II/Reuters

A 120.ª edição da maratona de Boston teve lugar na tarde desta segunda-feira, hora de Portugal, proporcionando pela primeira vez um duplo triunfo etíope, na conjugação de homens com mulheres. Numa corrida que pode ter levado à selecção olímpica os respectivos vencedores, a Etiópia fez mais, e ficou com cinco dos seis lugares de pódio.

As duas corridas principais foram óptimas quanto ao espectáculo, com milhares e milhares de pessoas a correrem a prova e muitas mais a seguirem-na nas ruas, entre Hopkinton, a oeste, até Boston propriamente dita. Mas um dia bem quente, com os termómetros a chegarem aos 20 graus celsius, atrasou os tempos finais de forma irremediável. E para isso também contribuiu o cuidado inicial dos atletas.

As mulheres partiram com meia hora de antecedência e desde metade ficaram quatro isoladas na frente, a etíope Tirfi Tsegaye, líder mundial do ano com 2h19m41s, e três quenianas, Flomena Daniel, Joyce Chepkirui e Valentine Kipketer. Foram duas do Quénia a ceder primeiro e longos quilómetros andaram sós na frente Tsegaye e Chepkiriu. Tsegaye olhava muito para trás, sem se perceber bem porquê, mas isso só até ao momento em que surgiu na imagem a sua compatriota Atsede Baysa, de 29 anos e já por duas vezes vencedora da maratona de Chicago. Esta tinha 37 segundos de atraso à 22.ª milha (das 26 que compõem a prova), mas uma recuperação final brilhante levá-la-ia ao triunfo, na sua 27.ª maratona, com 2h29m19s, adiante de Tsegaye (2h30m03s), de Chepkirui (2h30m50s) e da incrível letã Jelena Prokopcuka, de quase 40 anos de idade e bem conhecida das fundistas portuguesas, que ainda conseguiu ir subindo até ao quarto lugar, com 2h32m28s. A campeã olímpica etíope Tiki Gelana, por seu lado, continua em grave crise e não passou de 14.ª posição, com 2h42m38s

Nos homens, após longa caminhada conjunta, o jovem Lemi Berhanu escapou ao seu colega etíope Lelisa Desisa, já duas vezes vencedor em Boston, para chegar na frente com 2h12m45s, contra 2h13m32 dele. Yemane Tegay fechou o pódio para a Etiópia, com 2h14m02s.

Berhanu, de21 anos de idade, havia sido o 15.º nos Mundiais de Pequim do ano passado, sem dúvida uma desilusão que ele a partir de agora quererá superar.

Sugerir correcção
Comentar