A Espanha ainda não ultrapassou o trauma holandês

Holanda venceu por 2-0 em Amesterdão. Queiroz despediu-se da selecção iraniana com derrota na Suécia.

Foto
Nove meses depois do Mundial, a Espanha de Del Bosque voltou a perder com a Holanda Emmanuel Dunand/AFP

Foi uma queda com muito estrondo. De campeã do mundo, a Espanha saiu do Mundial brasileiro do último Verão completamente destruída e tudo começou num jogo com a Holanda, uma derrota tão inesperada como justa, por 5-1. Passaram nove meses sobre esse jogo e Vicente del Bosque tem promovido uma revolução, mas o reencontro da “roja” com a “laranja” foi traumático, com a equipa de Guus Hiddink a triunfar por 2-0, num encontro particular realizado em Amesterdão.

Neste reencontro após o jogo de Salvador, até era a Holanda de Hiddink a sofrer a maior dose de contestação, devido a uma campanha de apuramento medíocre para o Euro 2016, em que segue apenas no terceiro lugar do seu grupo, bem atrás de República Checa e Islândia. Já a Espanha ocupa o segundo lugar do seu grupo, atrás da Eslováquia, apenas com uma derrota neste processo de apuramento. Do “onze” da Espanha apenas “sobreviveu” um (Piqué), enquanto a Holanda tinha quatro, um deles o defesa do FC Porto Bruno Martins Indi.

Antes de se chegar ao quarto de hora já a Holanda tinha marcado os dois golos do jogo. De Vrij, aos 12’, e Klaasen, aos 15’, aproveitaram esta Espanha experimental para dar uma vantagem confortável à Holanda. A “roja”, com Iniesta e David Silva em campo na segunda parte, ainda tentou reagir, mas não conseguiu anular a desvantagem.

Numa noite de muitos particulares, houve outro jogo “grande” em Turim, com  Itália e Inglaterra a não conseguirem melhor que um empate (1-1). Foi Graziano Pelle, jogador que actua no Southampton, da Premier League, a colocar os “azzurri” em vantagem, aos 29’. A selecção de Roy Hodgson conseguiu chegar ao empate através de um golo de Andros Towsend, extremo do Tottenham, aos 79’.

Em Estocolmo, Carlos Queiroz despediu-se do comando da selecção do Irão com uma derrota por 3-1 frente à Suécia. Ibrahimovic (11’), Berg (21’) e Toivonen (89’) marcaram os golos da selecção nórdica, enquanto Nekounam (24’) apontou o único golo da selecção asiática, que teve na baliza Alireza Haghighi, guarda-redes do Penafiel. O técnico português abandona, assim, a selecção do Irão depois de ter assumido o cargo em 2011. Foram 43 jogos com Queiroz no banco iraniano, dos quais resultaram 26 vitórias, nove empates e oito derrotas. O técnico português conduziu o Irão a uma participação no Mundial 2014 (não passou da fase de grupos) e à presença na Taça da Ásia de 2015 (chegou aos quartos-de-final).

Bélgica na frente

O único jogo de qualificação para o Euro 2016 aconteceu em Jerusalém, onde a Bélgica assumiu o comando do Grupo B com um triunfo sobre Israel, por 1-0. Um golo solitário logo aos 9’, de Marouane Fellaini, deu os três pontos à formação orientada por Marc Wilmots, que teve de jogar com menos um a partir dos 64’, devido à expulsão de Vincent Kompany.

Com este triunfo, os belgas passaram a somar 11 pontos, tantos quanto o País de Gales, enquanto a selecção israelita está no terceiro posto, com nove pontos. Bem abaixo está a Bósnia, quarta classificada (5 pontos).

Sugerir correcção
Comentar