A pole de Hamilton em Silverstone é também um recorde para o britânico

Grande Prémio da Grã-Bretanha corre-se neste domingo em Silverstone.

Foto
Hamilton já é o terceiro piloto com mais “pole position” da história AFP/ANDREJ ISAKOVIC

Um banho de multidão, no circuito ao qual Lewis Hamilton chama casa, brindou o piloto britânico por mais uma pole position, a oitava da temporada. A hegemonia do campeão em título nas qualificações tem sido quase absoluta (só escapou uma das nove já discutidas), e neste domingo volta a partir na frente para o Grande Prémio da Grã-Bretanha (13h, SP-TV5). As oito pole positions que o piloto da Mercedes já coleccionou em 2015 fazem deste o melhor ano da carreira de Hamilton: o melhor que tinha conseguido desde que chegou à Fórmula 1 eram sete num ano — em 2008, quando foi campeão pela primeira vez, em 2012, e novamente em 2014, ano do seu segundo título mundial.

“A qualificação era um aspecto no qual eu queria melhorar. No ano passado não consegui vencer mais do que sete”, sublinhou Lewis Hamilton após ter garantido a pole em Silverstone. Na época passada, o britânico sagrou-se campeão apesar de ter perdido para o companheiro de equipa (e rival) Nico Rosberg no duelo das poles: 7-11. Porém, em 2015, a tendência inverteu-se drasticamente (1-8).

Hamilton, de 30 anos, somou a 46.ª pole da carreira e isolou-se no terceiro lugar do ranking histórico, deixando para trás o alemão Sebastian Vettel, que hoje foi apenas o sexto mais rápido, ao volante de um Ferrari.

O piloto britânico está agora apenas atrás de duas “lendas” da Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher, heptacampeão do mundo, que contabilizou 68, e o malogrado brasileiro Ayrton Senna, tricampeão, autor de 65 poles.

Em Silverstone, e atrás dos “inacessíveis” Mercedes, que somaram a 20.ª pole consecutiva no Mundial, ficaram, na segunda linha, os dois Williams-Mercedes, com o brasileiro Felipe Massa no terceiro posto, com 1.33,085 minutos, e o finlandês Valterri Botas em quarto, com 1.33,149.

A terceira fila foi arrebatada pela Ferrari, com o finlandês Kimi Raikkonen a superar Vettel por 168 milésimos de segundo e a sair do quinto posto.

Após oito provas, Hamilton lidera o Mundial, com 169 pontos, mais dez do que Rosberg, segundo classificado, e 49 face a Vettel, terceiro.

O Grande Prémio da Grã-Bretanha, nona prova do Mundial de Fórmula 1, realiza-se domingo no circuito de Silverstone, a partir das 13h.

Sugerir correcção
Comentar