A Bola de Ouro repete os protagonistas do melhor da UEFA: Ronaldo, Messi e Iniesta

Os nomeados à conquista do galardão atribuído pela FIFA, em parceria com a France Football, foram divulgados nesta quinta-feira.

Foto
Os três finalistas do prémio da UEFA são os mesmos da Bola de Ouro Fabrice Coffrini/AFP

Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Andrés Iniesta, eis os três futebolistas nomeados para a Bola de Ouro 2012, numa espécie de remake da edição do melhor jogador da UEFA 2011-12. Ganhe quem ganhar, será sempre um "repetente".

O anúncio dos três finalistas, que lutarão pelo galardão atribuído pela FIFA em parceria com a revista France Football, foi feito na manhã desta quinta-feira. Para o avançado do Real Madrid, esta é a quinta nomeação nos seis últimos anos, tendo o português vencido a edição de 2008.

Em agosto passado, foi justamente com Messi e Iniesta que discutiu o galardão de melhor jogador da UEFA, acabando por ser contemplado o internacional espanhol, que também foi considerado o melhor jogador do Euro 2012.

Em 2011, Messi e Ronaldo partilharam a nomeação para a Bola de Ouro com outro espanhol, também ele do Barcelona: Xavi Hernández. A vitória sorriu ao argentino, eleito o melhor do mundo pelo terceiro ano seguido, tendo CR7 ficado em segundo lugar.

A France Football e a FIFA fizeram escolhas e atribuíram galardões separadamente até 2009. Em 2010, juntaram-se e uniformizaram o prémio. Lionel Messi, que no ano civil de 2012 já leva 82 golos, pode tornar-se o primeiro jogador da história a vencer o troféu pela quarta vez.

A Bola de Ouro, que decorre de uma eleição feita pelos seleccionadores nacionais e respectivos “capitães” de equipa e por jornalistas que acompanham a modalidade, vai ser entregue na Gala da FIFA, a 7 de Janeiro de 2013, em Zurique.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar