24h Portugal/24h a Correr agendada para 19 e 20 de Setembro

Trata-se de um evento desportivo de corrida de resistência e conta já com atletas de oito países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Letónia, Estados Unidos da América e Brasil).

Foto

Prova pioneira em Portugal, é realizada à semelhança de 200 corridas de carácter análogo espalhadas um pouco por todo o mundo, sendo a mais antiga organizada no Canadá, desde 1981.

O recorde da distância pertence ao ultramaratonista grego Yiannis Kouros, com 303 km percorridos em pista. Os participantes podem correr sozinhos ou em estafetas (2 ou 4 atletas).

A primeira edição decorreu em circuito fechado no Parque da Urbano de Vale de Cambra, em Setembro de 2014, e foi composta por uma prova de longa duração: 24 horas a correr, e uma prova de mais curta duração: 3 horas a correr. O vencedor foi o espanhol Andrés Vázquez, que percorreu 193 km. Houve ainda uma caminhada solidária cujo montante recolhido (1148€) reverteu a favor da Operação Nariz Vermelho do IPO.

De destacar que logo na sua primeira edição, a prova foi aprovada pelo DUV (Ultra Marathon Statistics) e passou a contar para o ranking mundial da modalidade.

A organização está a cabo de dois ultramaratonistas, com experiência na organização de eventos de corrida de diverso tipo, em especial relacionados com corrida de resistência e de montanha, e conta ainda com o apoio e parceria da Câmara Municipal de Vale de Cambra e do G.D.R. de Retorta.

São 24 horas de festa permanente, com diversas acções de animação a decorrerem ao longo do fim-de-semana da prova. A segunda fase de inscrições termina já no próximo de 31 de Julho.  

Sugerir correcção
Comentar