Paços de Ferreira vence Rio Ave em jogo emotivo

Três belos golos num encontro muito competitivo que correu melhor aos pacenses.

Foto
Capucho não ficou satisfeito com o resultado do Rio Ave em Paços de Ferreira Francisco Leong/AFP

O Paços de Ferreira recebeu e venceu neste domingo o Rio Ave, por 2-1, somando o segundo triunfo consecutivo na I Liga de futebol, num jogo emotivo e de resultado incerto da sexta jornada.

Os locais, que igualaram os quatro triunfos dos vila-condenses na "Capital do Móvel" para o principal campeonato, inauguraram o marcador por Mateus, aos 16 minutos, Barnes fez o segundo, aos 19', respondendo já na segunda parte Wakaso, para o Rio Ave, aos 81'.

Com este resultado, o Paços de Ferreira igualou o Vitória de Setúbal e o Belenenses, todos com oito pontos, na primeira metade da classificação, ao passo que o Rio Ave, com os mesmos 10 pontos, deixou escapar o Sporting de Braga, com 13, e caiu para o quinto lugar.

Carlos Pinto, no Paços de Ferreira, repetiu a equipa que venceu em Setúbal (4-1), enquanto Nuno Capucho, no Rio Ave, trocou Yazalde por Heldon, comparativamente ao "onze" que bateu o Sporting (3-1).

Embalados pelos triunfos na jornada anterior, o primeiro dos pacenses no campeonato, Paços e Rio Ave revelaram desde o apito inicial grande agressividade na recuperação da bola para, assim, desenvolverem os seus ataques.

Os vila-condenses procuravam a baliza de forma mais organizada, com Heldon e Gil Dias pelos corredores, em apoio ao avançado Guedes, apoiado de perto por Rúben Ribeiro, neste domingo muito lento com a bola, demasiado individualista e algo complicativo.

Os pacenses desdobravam-se melhor no contra-ataque, capitalizando a vocação ofensiva de Ivo Rodrigues, Barnes e Ricardo Valente, além de Welthon, municiados por Pedrinho e Mateus.

As duas equipas equilibraram o jogo na primeira parte e alternaram o domínio, mas os locais foram sempre mais colectivos e revelaram maior entreajuda na cobertura aos elementos mais perigosos do Rio Ave, num registo que acabou por fazer toda a diferença.

No intervalo de quatro minutos, o Paços marcou por duas vezes, primeiro por Mateus, aos 16 minutos, de cabeça, em resposta a uma assistência de Welthon, após um livre, e o segundo por Barnes, aos 19', com um remate na área a concluir uma triangulação ao primeiro toque envolvendo Mateus e Bruno Santos.

O Rio Ave acusou os golos, mas não abandonou o registo individualista, nomeadamente Ruben Ribeiro, a quem competia organizar e levar a equipa para a frente, e o melhor que conseguiu na primeira parte foi um remate de Wakaso ao poste, aos 26 minutos.

Na segunda parte, o Rio Ave teve mais iniciativa, subiu as linhas e foi mais rápido sobre a bola, conseguindo empurrar o Paços para o seu meio campo. Heldon esteve mais em jogo, depois de uma primeira parte sem chama, e Gil Dias foi um verdadeiro quebra-cabeças, juntando velocidade e técnica.

Até pertenceu ao Paços o primeiro lance de perigo da segunda parte, por Ricardo Valente, com um "chapéu" mal calculado aos 48 minutos, em claro contraste com aquilo que foi a tendência do jogo, ficando sempre a sensação de que o resultado continuava em aberto.

Miguel Vieira, com um corte providencial, negou o golo a Heldon, aos 50 minutos, antes de Gil Dias correr mais de meio campo pela direita e ver Mário Felgueiras negar-lhe, com a mão direita esticada, o merecido golo.

Nesta altura, o Paços sentia dificuldade em ter a bola, sem nunca perder o espírito de entreajuda, e só em contra-ataque tentava responder ao assalto vila-condense, mas, num misto de falta de sorte e sobretudo de pontaria, o capitão Tarantini falhou a baliza num cabeceamento na pequena área, aos 71', dez minutos antes de Wakaso reduzir.

Num jogo de belos golos, o camisola 30 do Rio Ave "fuzilou" a baliza pacense longe da área, aos 81 minutos, dando mais alguma alma aos colegas de equipa, num final de jogo de resultado incerto e com o Paços a ter cabeça para defender até ao fim a preciosa vantagem.

Sugerir correcção
Comentar