Oriental elimina Vitória de Setúbal e causa surpresa na Taça

Um autogolo deu o triunfo à equipa da divisão inferior.

Foto
Domingos Paciência viu o "seu" Vitória de Setúbal sair da Taça de Portugal José Manuel Ribeiro/Reuters

O Oriental, da II Liga de futebol, protagonizou neste domingo a única surpresa da quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer na recepção ao Vitória de Setúbal, do primeiro escalão, por 1-0.

Beneficiando de um golo na própria baliza de François, aos 47 minutos, o Oriental qualificou-se para os oitavos-de-final da competição, após um jogo em que foi claramente superior ao Vitória de Setúbal.

A formação secundária entrou melhor no encontro perante um Vitória de Setúbal com muitas dificuldades para assumir o jogo, tentando apenas atacar pelas alas, por intermédio dos extremos Miguel Pedro e Zequinha, mas sem causar perigo.

O Oriental mostrou vontade de surpreender a equipa comandada por Domingos Paciência e, por duas vezes, esteve perto de inaugurar o marcador em remates de meia distância, que foram defendidos por Ricardo Batista.

Aos 17 minutos, Valdo caminhou meio relvado e disparou para uma defesa difícil do guarda-redes sadino, que voltou a estar em destaque ao defender novo remate de fora da área, desta feita efetuado por Tiago Mota, aos 34.

Um minuto depois, Zequinha fez o primeiro remate do Vitória, mas a bola saiu por cima da baliza do Oriental, que se batia de igual para igual com a formação primodivisionária.

Na segunda parte, o Oriental entrou melhor e chegou ao golo aos 47 minutos, num lance em que o defesa François introduziu a bola na sua própria baliza.

O lateral João Pedro conduziu o ataque pela esquerda, cruzou rasteiro para grande-área, e François, na tentativa de corte, acabou por “trair” o guarda-redes Ricardo Batista.

Quando se esperava uma resposta por parte do Vitória de Setúbal, foi o Oriental quem continuou a atacar, dispondo das melhores ocasiões para ampliar a contagem, todas elas negadas por Ricardo Batista.

Aos 64 minutos, Tom tentou um “golo olímpico”, obrigando o guarda-redes sadino a aplicar-se. Ricardo Batista voltaria a superiorizar-se ao médio cabo-verdiano dois minutos mais tarde, ao defender um remate cruzado.

O Vitória de Setúbal teve nos pés de Dani o melhor lance para empatar, aos 72, mas Janota defendeu o remate do médio, que viria a ser expulso por acumulação de amarelos, aos 85.

Resultados

Sexta-feira
Sp. Espinho-Sporting (I), 0-5
Sábado
Atlético (II)- Marítimo (I), 0-2
Famalicão (CNS)-Fafe (CNS), 4-0
Rio Ave (I)-Oliveirense (II), 2-0
Trofense (II)-Belenenses (I), 0-5
Benfica (I)-Moreirense (I), 4-1
Domingo
Vieira (CNS)-Freamunde (II), 0-1
Vizela (CNS)-Operário (CNS), 1-1 (4-2 g.p.)
Santa Maria (CNS)-Santa Eulália (CNS), 2-1
Nacional (I)-Ribeirão (CNS), 2-0
Feirense (II)-Desportivo de Chaves (II), 0-2
Paços de Ferreira (I)-Riachense (CNS), 9-0
Penafiel (I)-Desportivo Aves (II), 1-0
Gil Vicente (I)-Varzim (CNS), 1-1 (3-1 g.p.)
Oriental (II)-V. Setúbal (I), 1-0
V. Guimarães (I)-Sp. Braga (I), 1-2

Sugerir correcção
Comentar