Nelson Évora foi quarto nos Mundiais de pista coberta

Triplista português faz melhor marca da temporada mas fica a 20 centímetros da medalha de bronze.

Foto
Nélson Évora em acção nos Mundiais de Portland MARK RALSTON/AFP

Nelson Évora lutou até ao fim mas não chegou ao pódio dos mundiais de pista coberta que estão a decorrer em Portland, EUA. Na final da prova de triplo salto, o campeão mundial e olímpico ficou em quarto lugar, a 20 centímetros da medalha de bronze.

A final não contou com os triplistas melhores norte-americanos, cubanos nem russos. Nos seis asltos que realizou, Évora obteve como melhor marca 16,89 metros, insuficiente para chegar às medalhas mas o seu melhor da época.

Os dois atletas que lideravam a lista de inscritos confirmaram esse estatuto, com o chinês Bin Dong a ganhar com 17,33 e o júnior alemão Max Hess a ser segundo, com 17,14. Completou o pódio o francês Benjamin Compaoré, com 17,09.
Depois de um nulo inicial, Évora assegurou um lugar nos oito melhores e o direito aos três saltos finais, ao fazer 16,66m. A seguir, não superou a marca, com 16,63.

Nélson Évora responde aos leitores: "O triplo salto faz mal à saúde" 

Já nos oito melhores, conseguiu dois saltos bons, a 16,89, garantindo a ida ao salto final – reservado aos quatro primeiros. No salto que podia valer tudo, arriscou e voltou a fazer nulo.

Ainda assim, esta é a segunda melhor classificação de sempre de Nelson Évora em pista coberta, depois do bronze obtido em Valência 2008.

No heptatlo, Samuel Remédios tentaria melhorar o recorde nacional de Mário Aníbal, mas uma lesão no joelho impediu-o de alcançar esse objectivo.

O português fechou o concurso com 5733 pontos, no nono lugar de ma final que contou com os melhores do mundo.

Hoje, já visivelmente diminuído, foi quarto nos 60 metros barreiras (8,13s), nono no salto com vara (4,60m) e finalmente 10.º nos 1000 metros (2m46,92s), no que foi a despedida de Portugal destes Mundiais.

Antes, tinham estado em competição Carlos Nascimento, eliminado nas séries de 60 metros (26.º tempo) e Marta Onofre, que não conseguiu qualquer marca válida no salto com vara.

VÍDEO em 360º: como Nélson Évora se prepara para a competição

 

i-video
Sugerir correcção
Comentar