Famalicão foi “tomba gigantes” e afastou Paços de Ferreira

Clube do Campeonato Nacional de Seniores é o único apurado para os quartos-de-final da Taça que não pertence ao escalão principal.

Foto
Paços de Ferreira de Paulo Fonseca ficou pelo caminho AFP

Já não há clubes da II Liga na Taça de Portugal, mas isso não significa que os quartos-de-final sejam um exclusivo do principal escalão do futebol nacional. O Famalicão, que compete no Campeonato Nacional de Seniores (CNS), furou o bloqueio e estará no sorteio entre sete equipas da I Liga. Para chegar a este ponto, precisou de cometer uma proeza: afastar um adversário que joga dois escalões acima, o Paços de Ferreira, e no recinto deste.

Gil Vicente, Nacional, Marítimo, Rio Ave e Sporting também garantiram a qualificação, imitando o que o Belenenses tinha assegurado na véspera. A outra vaga está reservada para Benfica ou Sporting de Braga.

O conjunto de Vila Nova de Famalicão, 3.º da Série B do CNS a um ponto do líder Vizela, ganhou 1-2 no Estádio Capital do Móvel, resultado que lhe permitiu voltar aos quartos-de-final, fase que não atingia desde 2000-01. O melhor desempenho da equipa famalicense aconteceu em 1945-46, numa das primeiras edições da competição, quando chegou às meias-finais, acabando eliminada pelo Sporting, que acabaria por vencer a prova.

Já nesta temporada, os jogadores treinados por Daniel Ramos deixaram pelo caminho Ferreiras (CNS), Académico de Viseu (II Liga), Sporting de Pombal (CNS), Fafe (CNS) e, agora, o principal prémio, um clube da I Liga, um escalão a que o Famalicão pertenceu seis vezes na sua história, a última delas há 20 anos (1993-94).

Ñesta quarta-feira, o jogo correu de feição ao Famalicão logo de entrada. Aos dois minutos, o defesa-central Ricardo, do Paços de Ferreira, fez um autogolo. Diogo Torres dobrou a vantagem visitante aos 52’. Depois, perto do fim (84’), os donos da casa ainda colocaram alguma dúvida em relação ao desfecho, quando Urreta reduziu de grande penalidade. Apesar da expulsão de Bruno Moreira logo a seguir, o Paços ainda teve duas oportunidade para empatar, mas não conseguiu impedir o Famalicão de se tornar a grande sensação da Taça.

O Rio Ave, finalista da competição na temporada anterior, também avançou para os quartos-de-final, com um triunfo em casa (2-0) sobre o Desportivo de Chaves, da II Liga. Os vila-condenses tiveram de superar-se, pois o lateral-direito Lionn foi expulso aos 43’, por palavras dirigidas ao árbitro, quando ainda não havia golos. Mas Esmael marcou em cima do intervalo e, depois de os visitantes desperdiçarem oportunidades para fazer a igualdade, Ukra sentenciou de penálti (88’), depois de ter sido o próprio extremo a sofrer falta na área.

O apuramento do Marítimo foi dramático. No Funchal, o Oriental, da II Liga, que já tinha afastado o V. Setúbal na ronda anterior, deu muita luta e só foi eliminado nos penáltis, após um empate a um no final do tempo regulamentar, que o prolongamento não desfez. No desempate, em 11 remates para cada lado, o Marítimo teve sucesso nove vezes, contra oito do clube lisboeta.

Em Barcelos, foi um golo de cabeça do defesa-esquerdo Evaldo, aos 90’+4’, a garantir a passagem do Gil Vicente, fruto de um triunfo por 2-1 sobre o Penafiel. O visitante até marcou primeiro, por intermédio de Guedes, aos 63’, de grande penalidade, mas o conjunto local foi a tempo de operar a reviravolta, graças a Marwan (79’) e Evaldo.

Ao contrário do que sucedeu na época passada, desta vez o Santa Maria não conseguiu surpreender o Nacional. No Estádio da Madeira, a formação da Liga superiorizou-se à do CNS por 2-1. O jogo foi dominado pelos madeirenses, que marcaram através de Marco Matias (18’) e Mario Rondón (51’) antes de Hugo Veiga reduzir de penálti (79’).

FICHA
Paços de Ferreira-Famalicão, 1-2

Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.
Espectadores: cerca de 2.000.
Marcadores: 0-1, por Ricardo (p.b.), 2’; 0-2, por Diogo Torres, aos 52’; 1-2, por Urreta, aos 84’ (g.p.).

Paços de Ferreira: António Filipe, Rodrigo Galo (Manuel José, 78), Ricardo Ferreira, Ricardo, Hélder Lopes, Seri, Edson Farias (Hurtado, 56), Sérgio Oliveira, Urreta, Bruno Moreira e Cícero.
Treinador: Paulo Fonseca.

Famalicão: Murta, Joel, Luíz Alberto, Vilaça, João Pedro, Vítor Lima, Ibraima, Medeiros (João, 90), Diego (Rúben, 90+4), Diogo Torres (Moreira, 87) e Correia.
Treinador: Daniel Ramos.

Árbitro: Vasco Santos (AF Porto).
Acção disciplinar: amarelos para João Pedro (23), Bruno Moreira (28 e 84), Hélder Lopes (57), Cícero (79), Luiz Alberto (84), Medeiros (90), António Filipe (90+5) e Urreta (90+5). Vermelho por acumulação de amarelos para Bruno Moreira (84).

Sugerir correcção
Comentar