Milhões do Zenit levam portista Hulk e benfiquista Witsel para a Rússia

No último dia do prazo para inscrever jogadores nas competições europeias, a equipa de São Petersburgo pagou 80 milhões de euros pela contratação do avançado do FC Porto e do médio do Benfica

O mercado de transferências na Rússia está aberto até quinta-feira, mas para o Zenit ontem era o dia do tudo ou nada. Os russos tinham até às 23h de segunda-feira para apresentar à UEFA a lista de jogadores que vão competir na Liga dos Campeões e, dessa forma, esse era também o prazo para os dirigentes do Zenit confirmarem, ou não, a contratação de duas das principais figuras do campeonato português: Hulk e Witsel. Após duras negociações com FC Porto e Benfica, as milionárias transacções acabaram por se concretizar. Os clubes portugueses recebem, cada um, 40 milhões de euros.

O Benfica comunicou o negócio à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) às 21h04, o FC Porto demorou mais 41 minutos a avançar com a informação. O dia mais agitado em Portugal no mercado de transferências deste Verão terminou com a concretização das maiores transferências de sempre de jogadores do campeonato português. A equipa de São Petersburgo, financiada pela Gazprom, a maior exportadora de gás natural do mundo, aceitou pagar pelos 85% dos direitos económicos de Hulk detidos pelo FC Porto 40 milhões de euros. Já Witsel, que no Estádio da Luz recebia um salário anual de 750 mil euros e na Rússia vai passar a ganhar cinco milhões, abandona o Benfica pelo mesmo montante, valor estipulado na cláusula de rescisão. Aliás, devido ao facto de a cláusula ter sido accionada fora de um prazo definido no contrato do jogador, os "encarnados" podem ainda receber mais cinco milhões de euros se forem atingidos determinados objectivos.

Se do lado do Benfica o presidente Luís Filipe Vieira foi intransigente e Witsel, que custou aos lisboetas na época passada 6,5 milhões de euros, apenas saiu pelo valor definido na cláusula, os portistas esticaram a corda com os russos até ao limite. As negociações entre FC Porto e Zenit prolongaram-se durante as últimas semanas, sofrendo inúmeros avanços e recuos. Os campeões da Rússia e de Portugal chegaram a estar perto do acordo em várias ocasiões, mas até ao último dia de Agosto, quando terminou o prazo de inscrição de jogadores nos principais campeonatos europeus, Hulk mostrou-se sempre pouco agradado com a hipótese de mudar-se para São Petersburgo. Com o esfumar da possibilidade de jogar em Inglaterra ou Espanha, o internacional brasileiro mostrou maior receptividade em transferir-se para o Zenit e ontem, após uma longa maratona negocial, os dirigentes do FC Porto aceitaram a oferta dos russos e Hulk, que vai assinar por cinco temporadas com a equipa onde jogam Bruno Alves e Danny, vai receber cerca de oito milhões de euros por ano.

Numa primeira reacção, o avançado, que está em São Paulo, disse que "não esperava esta novidade". "Não tinha nenhum motivo para sair e tinha mais quatro anos de contrato. Na sexta-feira fechou o mercado. Não tinha nenhuma proposta interessante tanto para mim quanto para o FC Porto. De repente, hoje [ontem], chega uma proposta do Zenit que já vinha em contacto com o FC Porto e o clube aceitou. Foi bom para o FC Porto, vai ser bom para mim. Acho que foi uma negociação bem conversada e bem feita", afirmou Hulk, em declarações à sua assessoria de imprensa.

Sugerir correcção