Luis Aguiar, o talento que anda sempre com as malas às costas, rende muito ao Braga

Foto
Luis Aguiar apontou o golo da vitória sobre o Marítimo FERNANDO VELUDO/NFACTOS

O uruguaio já vestiu sete camisolas diferentes em oito temporadas. Na reabertura do mercado, voltou para ajudar Domingos Paciência na luta pelo título

Fixem este nome: Luis Bernardo Aguiar Burgos. Nasceu em Mercedes, Uruguai, a 17 de Novembro de 1985. É um médio internacional, mas está a caminho de se tornar conhecido por não conseguir um porto seguro. E, também, pela forma como ajuda o Braga. Com milhões de euros, talento e golos decisivos. Como aquele que marcou ao Marítimo e que garantiu uma vitória preciosa e a manutenção da pressão sobre o Benfica.

Luis Aguiar tem 24 anos e passa a vida com as malas às costas. De um clube para outro. Por empréstimo. O capítulo mais recente foi o regresso a Braga na reabertura do mercado para ajudar o clube a lutar pelo título. Um regresso com um requinte de excelente negócio. Voltou gratuitamente, seis meses depois de os russos do Dínamo de Moscovo terem desembolsado três milhões de euros pelo seu passe. A equipa liderada por Domingos garantiu ainda a possibilidade de voltar a contratar em definitivo um atleta que já esteve na mira do Sporting.

Luis Aguiar iniciou a carreira no Liverpool Montevideu. Mas, ao fim de quatro temporadas, foi emprestado aos chilenos do Universidad de Concepción. Foi o início da sua caminhada de jogador sem tecto. Regressou ao Liverpool, mas ainda em 2006 foi emprestado ao FC Porto com opção de compra no final da temporada de 2007-08. Foi logo cedido ao Estrela da Amadora até final da época e, no ano seguinte, rumou (por empréstimo, claro) à Académica. O Braga, em 2008, não hesitou e contratou-o por quatro anos ao FC Porto.

Luis Aguiar não desiludiu, porque o uruguaio é um jogador que sabe usar os dois pés, tem um remate forte, executa rápido e sabe recuperar quando se trata de defender. As boas exibições a nível interno e na Taça UEFA convenceram o Dínamo de Moscovo, no final da época 2008-09, a vir buscá-lo ao Minho com um contrato de quatro anos.

Luis Aguiar não se deu bem com o frio da capital russa. Seis meses foram suficientes para preparar as malas e regressar. "Aqui sinto-me em casa. As pessoas sabem que dou sempre tudo", disse após o golo decisivo apontado ao Marítimo.

Fixem este nome: Luis Aguiar. Tem talento. E se o presidente bracarense, António Salvador, o resgatar de vez aos russos, quem vier a seguir terá provavelmente de pagar muitos milhões.

Sugerir correcção