Frederico Gil volta a dar--se bem em Monte Carlo

O tenista português bateu o 35.º do mundo e hoje defronta o francês Gilles Simon

De regresso ao Monte Carlo Country Club, onde há um ano se tornou no primeiro português a atingir os quartos-de-final de um torneio Masters 1000, Frederico Gil tem usado as boas recordações para arrancar boas exibições. Ontem, realizou mais uma, diante do russo Mikhail Youzhny (35.º), a quem venceu, por 6-1, 6-3, em somente 64 minutos. Foi a quinta vitória sobre um adversário top 50 esta época do tenista português que esta semana caiu para o 132.º do ranking por ter perdido os pontos conquistados no Monte Carlo Rolex Masters do ano passado.

Gil defronta defronta hoje (9h30, SP-TV1) o francês Gilles Simon (15.º), a quem nunca ganhou um set nos dois duelos anteriores, ambos em 2011.

Figura central do torneio de Monte Carlo será Novak Djokovic, que vai tentar tornar-se no primeiro tenista a ganhar os Masters 1000 de Miami e Monte Carlo no mesmo ano. Depois do triunfo no torneio norte-americano, Djokovic descansou, trabalhou fisicamente e treinou-se nos courts do Country Club do principado onde reside.

"Claro que sabendo o que fiz em 2011 dá-me confiança para iniciar a época de terra batida. É o piso em que cresci; até há poucos anos, na Sérvia, só havia courts de terra batida", recordou o número um do ranking, antecipando o Monte Carlo Rolex Masters. E confiança é o que bem vai precisar para triunfar num torneio onde Rafael Nadal tem sido o rei incontestado, com sete triunfos consecutivos. "O facto é que é aqui que ele joga o seu melhor ténis em terra batida", frisou o sérvio.

Em 2011, Djokovic não competiu em Monte Carlo e nas duas finais Masters 1000 que travou com Nadal em terra batida, Madrid e Roma, derrotou o espanhol sem ceder qualquer set. O sérvio apresenta um melhor registo de sucesso neste piso, com 17 vitórias e uma derrota (meias-finais de Roland Garros, com Federer) contra 28-2 de Nadal. "Jogámos a final aqui em 2009, foi um bom jogo, mas Nadal é o derradeiro desafio na terra batida. É o melhor jogador de sempre nesta superfície", disse Djokovic que só hoje entrará em acção.

Sugerir correcção