Jorge Jesus está bem mais optimista e já vê a sua equipa com outros olhos

Foto
Jesus considera que ainda nada está perdido na Liga para o Benfica GERARD JULIEN/AFP

Dar espectáculo e ganhar para manter pressão sobre o FC Porto. Estes são os objectivos do treinador para o jogo com o Olhanense

O jogo de Aveiro passou a ser a mais recente referência no discurso de Jorge Jesus em relação à forma como quer ver o seu Benfica a jogar no campeonato. E é esse Benfica, que "fez o melhor jogo fora", que o treinador "encarnado" quer mostrar hoje aos adeptos, frente ao Olhanense, no jogo de abertura da 13.ª jornada da Liga.

Aveiro trouxe optimismo: "Jogámos bem técnica e tacticamente. Jogámos mais próximo do que somos capazes de fazer e isso motiva os jogadores", disse Jesus à Benfica TV.

O treinador espera que a equipa volte aos grandes jogos, se possível já hoje, numa espécie de três em um: "jogar a um nível alto, ganhando e dando espectáculo." E nem o histórico dos algarvios esta época refreia o entusiasmo de Jesus - este Olhanense já empatou em Alvalade (0-0) e, apesar de ser o nono classificado na prova, apresenta-se como a terceira melhor defesa. É uma equipa "bem posicionada na defesa e a tentar sair em contra-golpe", definiu um Jorge Jesus que tem um objectivo que, nesta altura, está bem mais difícil de atingir - aproximar-se do líder FC Porto. Mas, diz, "conquistar pontos é uma forma" de pressionar num horizonte onde "nada está perdido ou ganho".

Para este encontro, Pablo Aimar está em dúvida, enquanto o Olhanense volta a contar com Carlos Fernandes e Cadu (recuperaram de lesões) mas não vai ter o central Maurício (ausente no estrangeiro), um dos responsáveis pela estabilidade defensiva desta equipa, nem o médio Vinicius (lesionado).

Os algarvios, que ainda não ganharam fora esta temporada, vêm de uma série de cinco jogos sem vencer, mas o técnico Daúto Faquirá também reflecte algum optimismo: "(...) Procuramos em todos os jogos fazer o melhor resultado e este não foge à regra. Estamos à procura dessa vitória e vamos à Luz com o intuito de fazer o melhor possível. (...) Para nós, ganhar será óptimo, mas pontuar, em função da nossa realidade, também. Não sairemos tristes se trouxermos pontos do Estádio da Luz."

Saragoça quer Jara

Se o jogo de hoje é o futuro mais imediato das duas equipas, há quem olhe mais para a frente, agora que se aproxima o mês de Janeiro e a reabertura do mercado de transferências. E, em Espanha, o plantel do Benfica estará a despertar interesse. O Saragoça, último classificado do campeonato espanhol, já contactou o clube português para tentar o empréstimo do argentino Franco Jara. A informação tem origem no diário desportivo AS, que também dá conta das dificuldades à volta deste negócio - Jorge Jesus, diz o AS, não estará disposto a ceder o jogador.

Sugerir correcção