Alejandro Valverde cai e acusa Team Sky de quebrar acordo

Foto
Alejandro Valverde caiu para o 9.º lugar da geral individual

Alejandro Valverde caiu e perdeu ontem a liderança da Volta à Espanha em bicicleta, que agora tem um novo camisola vermelha, o também espanhol Joaquin Rodriguez (Katusha). Mas a etapa (160,6km entre Baracaldo e a estação de esqui de Valdezcaray) terminou em polémica com o ciclista da Movistar a acusar a Team Sky de desrespeito por ter atacado quando estava no chão, quebrando o acordo de cavalheiros estabelecido de não atacar em situações deste tipo.

A queda, que envolveu vários ciclistas, foi aproveitada pela Team Sky, do inglês Chris Froome, agora segunda da geral individual, para impor um ritmo forte na frente. Conclusão: Valverde, que tinha poucos segundos de vantagem, caiu para o nono lugar, a 36 segundos do novo líder. A etapa foi ganha pelo australiano Simon Clarke (Orica), batendo ao sprint o alemão Tony Martin (Omega Pharma). O grupo de Froome - onde estavam, entre outros, Alberto Contador (Saxo Bank), Joaquin Rodriguez, o vencedor da Vuelta do ano passado, Juan José Cobo, e os portugueses André Cardoso (Caja Rural) e Tiago Machado (RadioSchack) - chegou 1m04s depois, enquanto Valverde - que tinha Hernâni Broco (Caja Rural) no seu grupo - perdia 1m59s para o vencedor do dia.

As críticas de Valverde foram rejeitadas pelo director da Team Sky, Nicolas Portal, que garantiu não ter visto o ciclista da Movistar no chão, quando passou pelo local momentos depois da queda. Rodriguez também se defendeu, dizendo que "naquelas circunstâncias cada equipa faz o que entender". "Não critico ninguém."

Em relação aos outros portugueses, as coisas não correram tão bem, perdendo bastante tempo para o vencedor: são os casos de Bruno Pires (7m53s), Sérgio Paulinho (9m28s) e Manuel Cardoso (15m42s). Na classificação, Rodriguez comanda, com um segundo de avanço sobre Froome e cinco sobre Contador. O português mais bem classificado continua a ser André Cardoso (33.º). Subiu 14 lugares e está a 2m48s de Rodriguez. Hernâni Broco é 38.º (a 3m43s) e Tiago Machado é 40.º (a 4m10s). Bruno Pires ocupa o 90.º lugar (13m58s), Sérgio Paulinho segue em 97.º (15m13s) e Manuel Cardoso é 176.º (34m35s).

A etapa de hoje tem partida e chegada em Logroño (172km). com agências

Sugerir correcção