Património

Todos os tópicos

É a maior actualização do património cultural português no Google. Desde esta segunda-feira há 57 novos locais que se podem visitar virtualmente, do Mosteiro dos Jerónimos ao Castelo de Guimarães, passando pela vila de Óbidos ou a Serra da Estrela.

  • Gestor de uma nova missão que visa potenciar o turismo em Belém, António Lamas apresentou a sua primeira acção: uma exposição sobre a requalificação urbana daquela zona de Lisboa levada a cabo pelo Estado Novo.

  • O fogo na basílica de São Donaciano e São Rogaciano terá sido provocado por trabalhos de restauro no telhado, e às 12h00 desta segunda-feira os bombeiros ainda não o tinham conseguido extinguir.

  • Além da colecção Miró, as empresas que gerem os activos do BPN têm na sua posse uma colecção de arte contemporânea de 247 obras avaliada em 3,6 milhões de euros. Estado está a negociar pinturas de portugueses para a ampliação do Museu do Chiado.

  • Este é um pintor que andou por Itália mas que nunca se esqueceu que era flamengo. Com uma clientela rica e uma personalidade exuberante, Jan Gossaert criou uma obra em que há muita escultura e muita carne. Adão e Eva está no Museu de Arte Antiga até 6 de Setembro.

  • É tido como o Sherlock Holmes do mundo das artes. E sabe onde está o Crivelli português, mas não conta. Christopher Marinello tem uma vida cheia de casos que davam filmes e convida-nos a conhecê-los por dentro. Há um Gauguin abandonado num comboio, dois Matisse espoliados pelo III Reich, esculturas desaparecidas durante o Blitz, frescos roubados de Pompeia. A lista não acaba. Uma montanha-russa de sucessos a rodar na palma da mão do homem com quem o Governo português se recusa a negociar