Património

Todos os tópicos

É a freguesia de Lisboa com mais população, tem quintas antigas, núcleos históricos, museus, bairros por onde a cidade cresceu como Telheiras e a Alta de Lisboa. Na próxima edição, a Lisbon Week quer contar as histórias do Lumiar.

  • É a freguesia de Lisboa com mais população, tem quintas antigas, núcleos históricos, museus, bairros por onde a cidade cresceu como Telheiras e a Alta de Lisboa. Na próxima edição, a Lisbon Week quer contar as histórias do Lumiar.

  • Cinemateca Portuguesa está a homenagear Jean-Loup Passek com uma retrospectiva de filmes e uma mostra de cartazes raros, fotografias e publicações vindas do Museu de Cinema de Melgaço.

  • A homenagem que a Cinemateca Portuguesa está a prestar ao coleccionador e historiador do cinema Jean-Loup Passek fez vir a Lisboa um dos seus amigos franceses mais fiéis, Marin Karmitz, cujas iniciais – MK2 – são uma imagem de marca da produção e exibição do cinema de autor.

  • Passados mais de 200 anos, será que é desta que o Palácio da Ajuda vai ser concluído? O Governo e a autarquia garantem que sim. Até ao fim de 2018. A obra deverá custar 15 milhões de euros e prevê duas caixas-fortes para expor a colecção de ourivesaria da casa real portuguesa.

  • Atento o universo da DGPC, salta à vista que só os monumentos mais emblemáticos conseguem ser superavitários – e até altamente rentáveis.

  • Restauro da Igreja e Torre portuenses foi distinguido pela fundação, que atribuiu menção honrosa às novas instalações da Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

  • O velho cinema Odeon de Kensington corre o risco de demolição. Grupo de residentes no bairro quer salvá-lo e transformá-lo num centro de artes polivalente, dando-lhe o nome do realizador de Chamada para a Morte.

  • A arquitectura é feita de encontros e o arquitecto precisa de tempo para ver, ouvir e sentir os locais e procurar a fina teia de relações que neles existe. É assim que Juan Domingo Santos, que veio a Lisboa para a conferência Docomomo, vê o seu trabalho.