Património

Todos os tópicos

Iniciativa da Capital Ibero-americana da Cultura expõe, a partir deste sábado, em vários lugares da cidade, testemunhos de 400 anos de tráfico de escravos.

  • Iniciativa da Capital Ibero-americana da Cultura expõe, a partir deste sábado, em vários lugares da cidade, testemunhos de 400 anos de tráfico de escravos.

  • Dossier está pronto há quase três meses e ainda em fase de apreciação pela Comissão Nacional da UNESCO. Propõe que se candidate o conjunto formado pelo Real Edifício, o Jardim do Cerco e a Tapada Nacional de Mafra.

  • Em Mafra, D. João V não se preocupou em poupar. Aquela que é uma das mais importantes bibliotecas históricas do mundo é prova disso. O que é que se guarda nas suas estantes? De que é que tratam os livros proibidos pela Inquisição? E porque é que devemos olhar para ela como uma bolha no tempo?

  • A directora-geral do Património Cultural reconhece que há falta de pessoal e adianta que estão a ser estudadas formas de ultrapassar esse constrangimento.

  • Coleccionador Francisco Capelo doou à Santa Casa três quartos da sua colecção de arte asiática, que vai ser instalada no Palácio de S. Roque. O outro quarto vendeu-o àquela instituição por três milhões de euros. O protocolo que estabelece o novo museu é assinado esta quarta-feira.

  • O Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica-Porto existe desde há 15 anos, como departamento da Escola de Artes que está a assinalar o 20.º aniversário. É uma escola-oficina por onde têm passado obras e desafios que vão da arte ao desporto e à publicidade.