Zona de Desconforto é o melhor álbum de BD portuguesa do ano

Prémios nacionais de BD atribuídos no festival AmadoraBD distinguiram vários títulos da Kingpin Books e dão Troféu de Honra a Carlos Baptista Mendes.

Fotogaleria
Zona de Desconforto é editado pela Chili com Carne DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Zona de Desconforto, editado pela Chili com Carne, é o melhor álbum português de banda desenhada de 2015 para o júri dos prémios nacionais de BD atribuídos no festival AmadoraBD.

No ano em que cumpre a 25.ª edição, o festival distinguiu então Zona de Desconforto, um projecto colectivo de Amanda Baeza, André Coelho, Cristina Casnellie, Daniel Lopes, David Campos, Francisco Sousa Lobo, José Smith Vargas, Júlia Tovar, Ondina Pires e Tiago Baptista. O troféu de honra de 2014 foi entregue ao veterano autor Carlos Baptista Mendes, cuja retrospectiva Portugueses na Grande Guerra se encontra na Galeria dos Paços do Concelho, na Amadora.

No AmadoraBD foram ainda escolhidos o melhor argumento de 2014 para um álbum português, o de André Oliveira para Hawk (editado pela Kingpin Books), e o melhor desenho para um álbum português – por Pedro Massano em A Batalha 14 de Agosto de 1385 (Gradiva).

No que toca à edição em língua estrangeira por um autor português, o melhor álbum do ano foi o de André Pereira e Paula Almeida, Safe Place (Kingpin Books). Ainda no campo internacional, o premiado como melhor álbum de autor estrangeiro foi As Serpentes de Água, de Tony Sandoval (Kingpin Books) e o prémio Clássicos da 9.ª Arte foi para a reedição e publicação pela primeira vez num só volume em português de Maus, o Pulitzer de Art Spiegelman (Bertrand Editora).

No humor, o melhor álbum de tiras humorísticas é No Presépio, de Álvaro e José Pinto Carneiro (Insónia/Álvaro Santos) e a melhor ilustração de um livro infantil foi a de Vera Tavares para Lôá Perdida no Paraíso (Tinta da China). A melhor fanzine, para o júri, é Espaço Marginal, de Marco Silva (ed. Instituto Politécnico de Beja).

O júri dos prémios atribuídos anualmente no contexto do Amadora BD é constituído pelo seu director, Nelson Dona, pelos comissários da exposição central desta edição Luís Salvado e Sara Figueiredo Costa, além da representante da presidente da Câmara da Amadora Carla Tavares, da autora de BD e vencedora do melhor álbum de 2013 Joana Afonso e pelo coleccionador António Dâmaso Afonso.

O AmadoraBD começou no passado dia 24 de Outubro e prolonga-se até dia 9 no Fórum Luís de Camões, na Amadora. Além de Galáxia XXI: O futuro da banda desenhada é agora, a exposição central, há mostras dedicadas a figuras populares da BD como Batman e Mafalda, ambos a cumprirem este ano aniversários importantes – 75 e 50 anos, respectivamente –, ou o Surfista Prateado, bem como uma série de exposições que reflectem os prémios do ano passado e o ano editorial português do qual saíram os galardões revelados neste sábado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários