V.S. Naipaul não vai comparecer em evento de escritores devido a comentários contra o Islão

Foto
V.S. Naipaul na Gulbenkian, Lisboa, 2008 Cláudia Andrade

V.S. Naipaul, vencedor do Nobel da Literatura de 2001, não vai comparecer no Parlamento Europeu dos Escritores, em Istambul. O escritor tobaguenho de 78 anos foi forçado a voltar atrás na sua intenção depois de escritores turcos ameaçarem boicotar o evento, devido a comentários seus sobre o Islão que datam de há quase uma década.

Segundo o jornal britânico “The Guardian”, os problemas começaram a surgir na semana passada quando o peta e filósofo turco Hilmi Yavuz recordou num dos jornais de maior circulação do país que em 2001 Naipul comparou o efeito “catastrófico” do Islão no mundo com o efeito do colonialismo, escravizando e tentando eliminar outras culturas. Hilmi Yavuz escreveu que o próprio convite feito a Naipaul era, assim, uma “falta de respeito”.

Cihan Aktas, outro escritor turco, disse à imprensa do país que “ a repulsa que Naipaul sente pelos muçulmanos é horrível”. “Não vou comparecer no evento por causa desta situação”, acrescentou o escritor.

Os organizadores da edição deste ano do Parlamento Europeu dos Escritores, que começa amanhã e que termina no sábado, disseram que foi concordado mutuamente que o escritor não faria parte do evento este ano. Dunar Hizal, um dos responsáveis pela Capital Europeia da Cultura de Istambul, disse que os media “tornaram a questão demasiado politica”, tornando a contribuição literária de Naipaul no evento pouco importante. “ Como resultado de um compromisso entre a organização do evento e V.S. Naipaul, o escritor decidiu não comparecer”, acrescentou.

A edição deste ano do Parlamento Europeu dos Escritores vai focar a sua discussão em temas como a globalização, a influência da era digital e a representação das sociedades multiculturais na literatura. Rui Zink é o único português que participa.

Sugerir correcção
Comentar